A Associação das Baianas de Acarajé (ABAM), em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (SCTJ), certificou, na tarde da última quinta-feira (29) no Centro Cultural, as Baianas de Acarajé de Santo Antônio de Jesus que participaram do curso Memórias, Histórias e Acervo.
O curso teve como foco estimular e capacitar as baianas santoantonienses para o empreendedorismo e contou com o importante apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA).
Presente no evento, o prefeito, Genival Deolino, reforçou a importância deste curso para as Baianas de Acarajé e para a cultura da cidade. “Ficamos muito felizes em poder receber da ABAM, este curso em nossa cidade. Ação que fomenta, de forma direta, a nossa cultura e a nossa culinária regional com a valorização da Baiana de Acarajé, estas mulheres fortes e empreendedoras que produzem essa maravilha gastronômica, um patrimônio imaterial do nosso Brasil”, comenta Deolino.
Vale destacar que a atual gestão vem tomando as providências necessárias para que a profissão de Baiana de Acarajé seja reconhecida como patrimônio imaterial do município, a exemplo do que já acontece no âmbito federal, reforçando a premissa de ser uma gestão inclusiva e participativa, que se orgulha da sua cultura.
Ascom PMSAJ