Faltando pouco mais de um mês para o tradicional cortejo ao Dois de Julho, a Fundação Gregório de Mattos (FGM), através da Gerência de Promoção Cultural, realizou, na sexta-feira (10), uma reunião com representantes dos órgãos diretamente envolvidos com a celebração, para discutir sobre a organização do evento que, neste ano, traz como tema “Dois de Julho: povo independente”. O encontro ocorreu na sede da FGM e pontuou, entre outras coisas, aspectos relacionados à segurança, logística e programação cívica.
Celebradas em Salvador com expressiva participação popular, as comemorações pela Independência do Brasil na Bahia contam com organização da FGM e colaboração de várias secretarias municipais, como a da Educação, Mobilidade, Manutenção, Ordem Pública e Saúde, além do apoio de órgãos de outras esferas, a exemplo da Polícia Militar da Bahia, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). As responsabilidades compartilhadas entre os setores garantem desde a fluidez do trânsito e da mobilidade das pessoas no dia do cortejo até a ordem e a segurança da população.
O gerente de Promoção Cultural da FGM, George Vladimir, ressalta a importância do diálogo e construção em conjunto dessa grande manifestação cívica cultural. “O objetivo é unir todas essas instituições para alinharmos as operações. Já tivemos reuniões individuais com todos esses setores e esse é o momento em que a gente se encontra para trocar informação, tirar dúvidas e ver o que podemos fazer em conjunto. Durante o encontro, nós apresentamos a programação do evento com os horários de cada atividade. A gente percebe que uma informação pode complementar a outra, além disso, o encontro possibilita avaliar os pontos positivos e os que precisam melhorar com base na celebração do ano passado”, afirma.
Unir esforços – A partir da reunião, será criado um grupo de trabalho para a continuidade de troca de informações entre os representantes dos órgãos envolvidos com a organização da festa. Além disso, a Guarda Municipal, que integra o grupo da segurança pública, deve aumentar o efetivo, realizar patrulhas em pontos específicos e dar apoio durante toda a festividade.
Em breve, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) deve iniciar o trabalho de manutenção e reparo no percurso do desfile. Este ano haverá um reforço também em relação à limpeza urbana em todo o trajeto do percurso, antes, durante e depois do cortejo. Já a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), assim como nos anos anteriores, irá viabilizar a colocação de barreiras físicas e móveis e promover a operação varredura, a fim de liberar as vias públicas, além de acompanhar e ordenar o trânsito.
Para além das operações que envolvem o trânsito, ordem pública, limpeza e manutenção, os parceiros são importantes em outras atribuições. A Secretaria Municipal da Educação (Smed), por exemplo, mobiliza os profissionais da rede e, principalmente, os estudantes, para a apresentação das fanfarras escolares e bandas marciais, que abrilhantam o desfile com ritmo e alegria. Neste ano, sete bandas vão participar.
A técnica da Secretaria de Educação da área de artes, Márcia Fernanda, enfatiza que esse é o momento em que os estudantes ganham protagonismo através das bandas, tendo a oportunidade de fazer parte do espetáculo que é, para eles, como se fosse uma grande vitrine. “Não é possível dissociar o Dois de Julho das bandas marciais”, lembra.
Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS