A Prefeitura de Salvador entrou na noite desta segunda-feira (21) a requalificação da Praça Professora Expedita Teixeira, localizada na Rua Rodrigo Argolo. A reforma do espaço era uma reivindicação da população, que passou agora a contar com novas áreas de lazer e prática de atividades físicas.
Ao longo dos mais de 7,3 mil m² da praça, foram construídos uma academia de ginástica, parque infantil, espaço com estrutura para futmesa e pingue-pongue, cachorródromo e pista de cooper. Além disso, o local recebeu pintura e mobiliário. O investimento foi de R$ 1,6 milhão.
O prefeito Bruno Reis afirma que a cidade conta com mais de 1,5 mil praças, sendo que cerca de 600 delas foram reformadas ao longo de sua gestão. “Era um sonho antigo da comunidade, que há 24 anos lutava pela reforma, e, graças a Deus, ao nosso trabalho e ao empenho de todos, hoje estamos podendo devolver esse importante espaço à população. Eu sempre digo que a praça é de todos nós. Então, ajudem a cuidar dela”, comentou.
Na praça, que leva o nome da educadora Expedita Teixeira, esposa do historiador Cid Teixeira, existe o Parque Botânico Morro das Vivendas, um projeto da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que mapeou várias espécies de plantas espalhadas no equipamento público.
Erinildes Santos Silva, de 42 anos, levou a filha de 11 anos e a afilhada, da mesma idade, para andar de bicicleta no local. Ela conta que antes não via possibilidade de usar o espaço com as pequenas, já que a praça não era apropriada para a prática. “As crianças vinham brincar de bicicleta, patins, patinete, mas reclamavam do piso, já que o chão estava muito danificado”, conta.
Carla Vilas, de 43 anos, também levou a filha de 10 anos para aproveitar o parque infantil. Morando há 8 anos na rua, essa foi a primeira vez que ela esteve no espaço na companhia da pequena. “Sempre preferi ficar na área do próprio prédio porque não via nenhum atrativo aqui. Depois dessa intervenção, o local ficou muito lindo e vamos frequentar sempre”, disse.
Além de toda a reforma, a praça também ganhou nova iluminação. Foram feitas obras de infraestrutura elétrica e implantadas 47 luminárias LED e 48 postes de fibra.
“Recebemos a demanda do prefeito. Então, o que nós fizemos? Fizemos um levantamento de toda a região, de todo o espaço, e elaboramos um estudo. E, a partir desse estudo, surgiu um projeto, que é o que entregamos hoje. Para mim, considero um dos melhores espaços de lazer da cidade de Salvador”, diz Virgílio Daltro, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).