Mais de 400 representantes de associações e cooperativas da agricultura familiar participam em Feira de Santana, nestas segunda e terça-feiras (17 e 18), do evento “Agroindústria Familiar da Bahia – Autonomia e Sustentabilidade no Meio Rural”. O encontro tem como objetivo apresentar um pacote de ações que serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Entre as ações, estão os editais que visam a seleção de organizações produtivas dinâmicas e ativas da agricultura familiar para o apoio à gestão qualificada de suas agroindústrias. Os editais estão disponíveis no site oficial da CAR.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou a importância do evento para debater os editais recentes. “Estamos trabalhando para divulgar e tirar o máximo de dúvidas sobre eles. A oficina é para escutar e melhorar a política pública, garantindo que ela chegue aos que mais precisam. Este é um momento de intercâmbio e de oferecer opções de investimentos para equipamentos agroindustriais”, afirmou Ribeiro.
O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, também enfatizou a importância de acessar os editais e fazer os investimentos funcionarem. “Vamos acessar o edital e fazer isso funcionar. Mostrar que, com esse investimento, as cooperativas vão aumentar sua capacidade de produção e venda. Tenha certeza que vamos fazer cada vez mais uma agricultura familiar sustentável para manter essa natureza mãe”, ressaltou Cardoso.
Ícaro Renne, presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes), comentou sobre o impacto do evento nas cooperativas. “É um evento para que as cooperativas saiam daqui com um novo olhar. Estamos grandes, mas ainda precisamos fortalecer. Este apoio é para que nossas agroindústrias ganhem mercado nacional e internacional”, afirmou Rennê.
O evento incluiu um painel sobre as ações da CAR para apoiar o desenvolvimento, autonomia e sustentabilidade das agroindústrias familiares, a ampliação dos serviços de assistência técnica junto à base produtiva dessas agroindústrias e o mapeamento das agroindústrias da Bahia.
A programação continua nesta terça-feira (18) com um painel sobre os serviços de apoio CAR/UNICAFES Bahia às agroindústrias familiares, além de debates sobre apoio ao acesso a mercados e acesso a capital de giro.
Fonte: Ascom/CAR