Por ANTONIO MASCARENHAS
Teve início nessa quinta-feira, 15, o segundo encontro do Projeto Conectar Cultural que deverá ser concluído nessa sexta-feira, em Santo Antonio de Jesus e que tem por objetivo manter, proteger e salvaguardar as manifestações culturais tradicionais de caráter imaterial.
O projeto irá contribuir com 5 iniciativas desenvolvidas por indivíduos, grupos e coletivos em 4 possíveis linhas de atuação: 1-Expressões artísticas, práticas sociais; 2-Rituais e atos festivos; 3-Conhecimentos e práticas relacionadas à natureza e ao universo; Técnicas artesanais tradicionais.
Santo Antonio de Jesus sedia o 2o. encontro presencial (15 e 16/06) que se iniciou na cidade de Cachoeira, dia 08 de maio e que, contemplará, também, Cruz das Almas (22 e 23/05), Saubara (29 e 30/05), Maragojipe (05 e 06/06) e São Francisco do Conde (12 e 13/06). Cada um dos 5 projetos vencedores terá a premiação de R$ 100 mil reais.
Participam desses encontros pessoas físicas, coletivos formalizados, coletivos não formalizados com representação, associações sem fins lucrativos de natureza cultural e cooperativas culturais. As inscrições também podem ser feitas online (www.conectacultural.com.br) e o prazo para envio de propostas estabelecido iniciou-se em 05.05 e se estende até às 23h59 de 03.07.25.
Coordenando os trabalhos, Neuza Martins que, em entrevista à Tvsaj, traça os objetivos, os municípios contemplados e a importância dessa iniciativa do Ministério da Cultura, com apoio do grupo Neoenergia.