Na madrugada desta quarta-feira (28/02), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou fiscalizações de rotina em frente a Unidade Operacional de Oiapoque, no Km 810 da BR 156, que resultaram, tanto na prisão de mais um “coiote” quanto na prisão de outras duas pessoas, por porte ilegal de arma de fogo e munições.
Na primeira ocorrência, a equipe abordou um veículo com excesso de lotação, tendo constatado que os ocupantes eram estrangeiros ilegais. Eles acabaram confessando terem entrado clandestinamente no Brasil, vindo de Cuba, passando por Suriname e Guiana Francesa.
O motorista informou que os estrangeiros chegaram ao Brasil de “catraia”, e que o catraieiro os encaminhou a ele. Diante disso, foi registrada a ocorrência de entrada clandestina de estrangeiros no território nacional, sendo o motorista enquadrado pelo crime.
Todos os envolvidos foram conduzidos, sem o uso de algemas, à Polícia Federal para os procedimentos administrativos e policiais cabíveis.
Vale ressaltar que é a terceira ocorrência envolvendo a entrada ilegal de estrangeiros, flagrada pela PRF, em menos de 10 dias.
Já na segunda ocorrência, a equipe da PRF encontrou atrás do banco do veículo abordado uma coronha de uma arma de fogo, o que gerou suspeitas sobre o transporte de ilícitos. Na sequência dos trabalhos, foram encontradas duas armas de fogo, sendo uma espingarda cal.12 e uma espingarda cal.32 e mais 14 munições. O motorista e o passageiro foram detidos e encaminhados à Polícia Civil, por porte ilegal de arma de fogo.
A ação da PRF, nestas duas ocorrências, evidencia a relevância do trabalho contínuo de policiamento e fiscalização como forma de prevenção e combate aos crimes transfronteiriços, contribuindo para a segurança e ordem pública no país.