A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e os Carabineros do Chile assinaram, nesta terça-feira (29), em cerimônia realizada na capital chilena, um Memorando de Entendimento que estabelece diretrizes de cooperação técnica e institucional entre as duas forças de segurança. A parceria visa fortalecer a segurança viária e intensificar o enfrentamento ao crime organizado transnacional.
O documento foi assinado em visita de uma comitiva da PRF ao Chile na ocasião da cerimonia de aniversário de 98 anos da força estrangeira. Na ocasião, o Diretor-Geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira e dos Carabineiros, General Marcelo Araya Zapata, firmaram a iniciativa que representa um avanço nas relações bilaterais e reforça o compromisso conjunto com a segurança pública regional.
Entre os principais objetivos do memorando estão o intercâmbio de boas práticas de fiscalização e policiamento, o desenvolvimento conjunto de metodologias de gestão de indicadores e a promoção de capacitações técnicas. A atuação integrada será especialmente relevante com a entrada em operação da Rota Bioceânica, eixo logístico que conectará portos brasileiros no Atlântico aos portos chilenos no Pacífico, passando por outros países da América do Sul.
A colaboração entre as instituições também contempla ações voltadas ao fortalecimento da segurança viária, que acaba por repercutir no combate a outros ilícitos, como tráfico de drogas e armas. Ao promover o fluxo legal de mercadorias com mais eficiência e segurança, a medida beneficia não apenas os dois países, mas toda a região.
Com vigência inicial de cinco anos, o Memorando de Entendimento reforça o papel estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da PRF na articulação de políticas de segurança viária e combate ao crime em nível internacional.