Nesta terça-feira (07), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma ação na ponte Rio-Niterói (BR-101) para divulgação do movimento global do Maio Amarelo. Em parceria com órgãos vinculados à segurança viária, os cidadãos foram alertados sobre as suas responsabilidades com demonstrações da importância de um conduta consciente, dando ênfase ao tema: “Paz no trânsito começa por você”.
O Maio Amarelo é uma ação sem fronteiras, realizada em todo mundo e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a necessidade de um trânsito seguro e solidário na tentativa de reduzir o número de acidentes e mortes.
No evento, com cerca de 60 colaboradores vinculados à segurança no trânsito, foram realizadas abordagens e atividades com os condutores em simuladores de impacto e realizações de circuitos com o uso de óculos simuladores do efeito do uso de álcool e de drogas. Durante as ações, foram destacadas a relevância da responsabilidade individual.
Durante todo o mês de maio, são realizadas diversas ações de conscientização. Esses eventos envolvem palestras, campanhas educativas, “blitze”, distribuição de materiais informativos e outras atividades. Nesse cenário do trânsito, todos somos responsáveis. Isso inclui tanto os usuários (motoristas, pedestres, ciclistas), quanto os gestores (autoridades de trânsito, órgãos públicos).
Desde 2014, o Maio Amarelo desperta a atenção da sociedade para o elevado número de lesões no trânsito em todo o mundo. É uma campanha internacional e apartidária que busca unir o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil na busca por estratégias que reduzam as mortes e sinistros no trânsito.