Ação conjunta da PRF e PCES prendeu no último dia 12, dois suspeitos acusados de torturar e tentar matar um idoso de 77 anos em sua fazenda, no município de Rio Novo do Sul. O crime aconteceu no dia 29 de março de 2024.
Segundo as investigações o plano criminoso teve início no dia 28 de março, quando uma jovem de 20 anos, empregada da fazenda, convidou duas adolescentes para ajudá-la com serviços domésticos. A jovem, que já conhecia a rotina do idoso e sabia que ele guardava dinheiro em espécie na residência, planejou o crime junto com um comparsa de 23 anos.
No dia seguinte, a jovem acionou o comparsa, que se deslocou de mototáxi até a fazenda. Ele invadiu a residência, agrediu o idoso com uma paulada, amarrou suas pernas, mãos e pescoço, e desferiu golpes de faca. Em seguida, exigiu que a vítima fizesse um depósito via Pix, mas como o idoso não conseguia realizar a operação, os criminosos roubaram R$ 4 mil que estavam dentro do veículo dele. Mesmo com o dinheiro, a tortura continuou. O suspeito asfixiou a vítima e, por fim, cortou seu pescoço. Depois disso, ele fechou as portas e janelas da casa, e abandonou o idoso ferido.
O idoso, que sobreviveu ao ataque, relatou ter acordado respirando pela traqueia e que conseguiu quebrar o vidro da casa para pedir ajuda ao caseiro. Ele já está recuperado.
A PRF/ES, com base nas informações repassadas pela PCES, monitorou as rodovias da região e conseguiu identificar a motocicleta utilizada no crime. O celular e o veículo da vítima também foram recuperados. O dinheiro roubado ainda não foi encontrado.
Os dois suspeitos foram localizados e presos em suas residências, no bairro Barramares, em Vila Velha. Eles serão indiciados por tortura e tentativa de latrocínio. O investigado de 23 anos já tinha passagem por tráfico de drogas. A investigação segue em andamento para localizar as duas adolescentes que participaram do crime.