Na madrugada de terça-feira (05/06), durante operação de combate à criminalidade, a Polícia Rodoviária Federal fez duas apreensões de mercadorias de origem estrangeira, sem documentação fiscal, na rodovia Fernão Dias.
A primeira ocorreu na altura do km 735, município de Carmo da Cachoeira (MG), quando os policiais abordaram um caminhão VW/9.150 baú, que era conduzido por um homem de 36 anos e seguia para São Paulo (SP).
Durante a fiscalização no compartimento de carga, os policiais observaram que o veículo estava totalmente carregado e, após uma verificação detalhada, foi constatado que se tratava de calçados de origem estrangeira (Vietnã, Indonésia). O condutor, quando questionado, informou não possuir a documentação fiscal da carga transportada, configurando o crime de descaminho.
A segunda apreensão foi realizada no km 703 da BR 381, no município de Lavras (MG), durante a abordagem de um caminhão VW/8.120 baú, conduzido por um homem de 22 anos, que seguia para Belo Horizonte (MG).
Ao vistoriarem o compartimento de carga, os policiais constataram que o mesmo transportava diversas mercadorias de origem estrangeira, como roupas, tecidos, copos térmicos, celulares e acessórios. Após uma análise, foi constatado que a documentação apresentada não condizia com a totalidade da carga transportada, configurando, em tese, o crime de descaminho para a carga que não possuía documentação fiscal.
Questionados, ambos os motoristas declararam que faziam apenas o transporte da carga, não tendo conhecimento do conteúdo dos volumes transportados e dos respectivos destinatários.
Diante disso, os veículos foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal para os procedimentos legais pertinentes.