De quarta para quinta-feira (4), no km 160 da BR-153, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 295 itens eletrônicos transportados ilegalmente, no município de Araguaína/TO.
Durante o período da manhã até a madrugada, foram registradas 7 ocorrências policiais de transporte de mercadoria. No decorrer das ficalizações em ônibus rodoviários, as equipes PRF identificaram o contrabando de 83 Dispositivos Eletrônicos para Fumar – popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos – e o transporte ilegal de 205 telefones celulares de marcas diversas e de 7 relógios digitais.
As mercadorias apreendidas não estavam acompanhadas da documentação fiscal necessária para o transporte. De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada RDC n° 855/2024, a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil desde 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Diante das informações expostas, foram constatados, a princípio, os crimes de contrabando e descaminho. Todos os itens apreendidos foram encaminhados para o órgão competente para demais providências.