A atitude da Prefeitura de Salvador em fechar agências bancárias vai agravar ainda mais as aglomerações na cidade. Foram interditadas agências da Caixa em bairros populares, justamente porque a prefeitura alega que não haviam funcionários do lado de fora fiscalizando as filas. Essa decisão penaliza os mais pobres, que irão se deslocar para unidades mais distantes, formando novas aglomerações.
Quando o decreto municipal foi editado avisamos que os bancários precisam atender na área interna, sob pena do tempo de espera na fila ser ainda maior. Não dá para fazer as duas coisas: atender e fiscalizar filas. Já tivemos diversos casos de agressão relatados e não podemos colocar em risco ainda mais os funcionários e os clientes.
O Sindicato dos Bancários da Bahia, desde o início da pandemia, vem denunciando que essa medida de organização da fila somente será eficaz se contar com apoio do poder público. Também cobramos que os bancos contratem funcionários para atender do lado de fora e esclarecer a população. São verdadeiras multidões que se formam na entrada das agências, principalmente por conta do desespero de nossa população, tão sofrida, que tenta sobreviver com o auxílio emergencial.
Nos colocamos à disposição para encontrarmos uma solução juntos, que garanta o atendimento das pessoas e a saúde. Fechar agências, sem dúvida, não é o melhor caminho.
Augusto Vasconcelos
Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia. Inserção de foto divulgação publicada pelo Jornal Grande Bahia.