A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão (Semge), promoveu para os estagiários da administração municipal um evento de apresentação do Geração SSA, programa que visa promover a inclusão digital e social dos jovens por meio da oferta de cursos gratuitos e híbridos sobre o ecossistema da tecnologia e preparação para o Mercado de Trabalho. Os estagiários se reuniram na última sexta-feira (3), no auditório da Semge, no Dois de Julho, nos turnos matutino e vespertino, para obter mais informações sobre o programa.
A capacitação será realizada por meio de uma trilha de aprendizagem, que vai abordar as competências e habilidades para o Mercado de Trabalho, tendo a tecnologia como tema transversal. Ao todo, a Prefeitura está disponibilizando 6 mil vagas para jovens com idade entre 16 e 25 anos e busca integrar os 635 estagiários distribuídos pelos diferentes órgãos da Prefeitura de Salvador. As aulas para esta nova turma estão previstas para começar na segunda quinzena deste mês.
“A gente acredita que a transformação vem através da capacitação. E não é porque os estagiários já estão estudando, seja no Ensino Médio ou na graduação, que devem encerrar a busca pela profissionalização. O aprendizado é contínuo e dentro dessa oportunidade nosso desejo é proporcionar conhecimento de fato com uma empresa especializada e de forma disruptiva”, afirma a gerente do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Cristiane Thomaz.
Todos os alunos do Geração SSA que concluírem o curso vão ganhar um tablet ao final da capacitação e os 50 melhores vão concorrer a 50 bolsas para o ensino de espanhol pelo Instituto Cervantes. A medida vai contemplar todos os alunos do programa, incluindo os estagiários da Prefeitura.
Estagiária da assessoria de comunicação da Sucop, Caroline Xavier, de 24 anos, disse ter gostado muito. “Eu fiquei até surpresa, porque eu achei que fosse uma palestra, mas ao chegar aqui recebi as informações do programa de um curso alinhado com o nosso estágio e fiquei muito feliz. Acho que deveria haver cada vez mais cursos e programas como esse para que nós, que somos jovens e estamos entrando no mercado de trabalho agora, possamos aprender mais e seguir essa caminhada. Achei a dinâmica muito boa para o curso, combinando com essa era digital, pois une vídeo, podcast e encontros presenciais, que eu gosto muito”.
Inscrições – O Geração SSA foi lançado em novembro do ano passado pela Semdec e já conta com 900 pessoas inscritas. Para se inscrever é necessário ter entre 16 e 25 anos e acessar o site salvadordigital.salvador.ba.gov.br ou se dirigir ao Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), na Rua Miguel Calmon, 506, no Comércio.
O programa é realizado em parceria com Organizações não Governamentais, associações, escolas e outros espaços em bairros como Cajazeiras, Paripe, Fazenda Coutos, Cabula, Valéria, Brotas, Comércio, São Cristóvão, Pau da Lima, Nazaré e Sussuarana, visando facilitar o acesso dos jovens às atividades.
Conteúdo – A trilha de aprendizagem do Geração SSA será iniciada com uma apresentação do programa e orientações sobre o comportamento, incluindo o autoconhecimento, a inteligência emocional, a comunicação assertiva e habilidades de apresentação, tendo a tecnologia como tema transversal, ou seja, que atravessa todos os módulos. Os jovens terão acesso, ainda, a aprendizagem sobre soft skills, trabalho em equipe, empreendedorismo e economia criativa, empreendedorismo em rede e networking e um eixo de atuação específico, que pode ser o das profissões do futuro, saúde, arte e entretenimento, construção civil e turismo e varejo.
Com duração total de 146 horas, o curso terá a maior parte do conteúdo disponibilizada por aplicativo de maneira interativa e com uma aprendizagem diferenciada, que se dará por meio de acesso a vídeos curtos e podcasts. Os encontros presenciais serão realizados uma vez por mês. Para os estagiários, os encontros ocorrerão na Semge, com liberação do dia pela Secretaria onde estão lotados.
Reportagem: Joice Pinho e Priscila Machado/Secom PMS