A prefeitura de Salvador contratou, no último dia 5 de julho, uma empresa para confeccionar uma escultura em homenagem a Maria Felipa de Oliveira, uma das heroínas da Independência do Brasil na Bahia.
A obra será implantada na Praça Visconde de Cairu, no Comércio, com confecção da artista Nadia Taquary, da empresa Thais Medrado Darze Ltda, de acordo com o Diário Oficial do Município da última quinta-feira (6).
O prazo de execução da obra é de 60 dias e o contrato tem prazo de vigência de até 90 dias. O valor total pago será de R$ 160 mil, e o contrato foi assinado por Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos.
Maria Felipa
A existência da heroína, no entanto, ainda é alvo de debates. O historiador Jaime Nascimento afirmou, em entrevista à Rádio Metropole, que não acredita na existência da heroína Maria Felipa. Segundo ele, não há menção à personagem nos documentos que explicam sobre a Independência do Brasil na Bahia.
Já o historiador Matheus Buente defendeu, também durante entrevista à Rádio Metropole, que a tentativa de apagar a memória de Maria Felipa é reflexo de uma leitura racista sobre a história. Imagem, divulgação. Metro 1.