Prefeito Rogério Andrade, em coletiva de imprensa, dentre outros assuntos, discorre sobre as razões das medidas aplicadas para não disseminação do coronavírus e anuncia cancelamento do São João

Por ANTONIO MASCARENHAS

O prefeito de Santo Antonio de Jesus, Rogério Andrade convocou a imprensa local para a realização de uma coletiva, diretamente do Centro Cultural, na manhã dessa terça-feira, 07, oportunidade em que explicitou as últimas medidas relacionadas à não disseminação do coronavírus no município. Também, compondo a mesa, Tom (Presidente da Câmara de Vereadores); secretários Dr. Ígor Coutinho (Administração), Dêni Côrtes (Cultura, ao lado de outros integrantes da pasta);  Sônia Fontes (Infraestrutura), Geraldo Spricigo (Serviços Públicos); Dr. Marcel (Procurador do município).

AMPLIAÇÃO DO PRAZO AO FECHAMENTO DO COMÉRCIO

Seguindo às recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde, no tocante ao fechamento do comércio (liberando, apenas, atividades essenciais), tal como vem acontecendo na maioria absoluta de municípios do Estado e de outras unidades da federação,o prefeito Rogério destacou a importância dos entendimentos mantidos com a Associação Comercial, CDL e outras entidades empresariais do município, no que concerne aos procedimentos que, atualmente, estão sendo desenvolvidos.  Santo Antonio de Jesus vem sendo referência a nível nacional, justamente pela adoção de medidas preventivas e que brotam do consenso nessa relação empreendida com a sociedade. 

MEDIDAS SANITÁRIAS, INCLUINDO O ESPAÇO DA FEIRA LIVRE

Dentre os questionamentos formulados ao chefe do executivo, por parte dos representantes da imprensa local, o da Tvsaj, versando sobre a questão das medidas sanitárias realizadas no município e, em especial, no espaço da feira livre, onde são comercializados produtos que requerem bastante manipulação e envolve muitas pessoas nesse processo. O prefeito enfatizou que todos os cuidados estão sendo desenvolvidos pela equipe de vigilância, nesse espaço em em outras áreas da população. 

CANCELAMENTO DO SÃO JOÃO

O prefeito Rogério, em sua fala, discorreu também acerca da tomada de decisão, conjunta, por parte dos municípios que protagonizam a realização do São João na Bahia, a exemplo de S.A.Jesus, Amargosa, Cruz das Almas, Itaberaba, Seabra, Irecê, Senhor do Bonfim, Ibicuí, Piritiba. Frisou que esses eventos culturais movimentam a economia e propiciam a diversão da população mas que, nesse momento, é imperativo que se pense nas vidas. Nesse sentido, as festividades foram canceladas, de forma tempestiva.

Lembrou que, durante o São João, S.A.Jesus recebe cerca de 100 mil pessoas, por dia, num evento que gera, também, emprego e renda. Mas que, nesse momento, é importante esforço conjunto para que a sociedade possa livrar-se da pandemia que tem ceifado vidas em todo o mundo e que o distanciamento social é imprescindível para que esse intento seja materializado.  

Aproveitando o ensejo, asseverou que os gestores dos municípios também decidiram proibir realização de qualquer evento, festivo ou não, inerente a atividades  públicas e privadas, sejam religiosas, esportivas, culturais, etc, até o dia 31.07.20. Tais medidas têm, por escopo, fazer com que não aconteçam aglomerações nesse momento de transmissão do vírus.