O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, vem recebendo convites para visitação a diversos municípios da Bahia, e, nessa quinta-feira, 15, Ibirataia. Ele que é um dos nomes que estarão disputando a sucessão ao governo do Estado. E, dentre as personalidades que o acompanham, nesse tour, Claudio Tinoco que, também é pré-candidato no próximo pleito eleitoral, disputando uma cadeira junto à egrégia casa legislativa estadual.
Claudio Tinoco, reeleito para seu terceiro mandato na 19ª Legislatura (2021-2024) da Câmara Municipal de Salvador (CMS), nasceu em 2 de setembro de 1969, em Salvador. Atualmente, o vereador ocupa os cargos de Corregedor e Líder do Democratas na Câmara. Tinoco foi eleito pela primeira vez em outubro de 2012 para a 17ª Legislatura (2013-2016).
Formou-se em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1994. É especialista em Políticas Públicas pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, e em Gestão de Cidades pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Também é formado em Gestão Municipal pela Fundação Getúlio Vargas e Direito Público Municipal pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia. Participou do 24º Ciclo de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ESG). Claudio Tinoco já exerceu cargos importantes na administração pública, especialmente, na educação, infraestrutura, cultura e turismo.
Presidiu a Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão oficial de turismo da capital baiana e responsável pela coordenação do Carnaval. No Instituto de Previdência de Salvador (IPS), lutou para reduzir as dificuldades dos aposentados e pensionistas, com restabelecimento da assistência à saúde e de pagamentos dos benefícios previdenciários.
Na Secretaria Estadual de Educação, coordenou os programas de Municipalização da Educação na Bahia e Faz Universitário, além do Projeto de Fortalecimento da Gestão Municipal. Implantou ainda o programa Abrindo Espaços, em parceria com a Unesco, promovendo a abertura das escolas nos finais de semana para lazer, esporte e atividades comunitárias.
Como secretário estadual de Infraestrutura, defendeu a construção e melhoria das estradas baianas, com investimento de mais de R$ 650 milhões; concluiu a implantação do Programa Estadual de Logística de Transportes da Bahia (Peltbahia); e autorizou no sistema ferry-boat a construção da moderna embarcação Ivete Sangalo. Investiu em projetos nas áreas de energia, industrial, de turismo e mineração, apoiando a geração de emprego e diversificação da economia.
Na Empresa Salvador Turismo (Saltur), Tinoco deu maior profissionalização ao Carnaval de Salvador, com recordes na captação de patrocínio, geração de negócios em torno de R$ 1 bilhão e mais de 210 mil empregos temporários. Fortaleceu o circuito Osmar (Avenida), com grandes atrações em trios sem cordas, e o resgate da Praça Castro Alves, com palco e encontros de artistas e trios, além da descentralização da festa com o incentivo ao carnaval nos bairros.
Ainda na Saltur, elaborou o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável; implantou a estratégia dos Sete Pontos Mágicos de Salvador; ampliou a promoção de Salvador como destino turístico em feiras nacionais e internacionais, capacitando mais de 500 operadores e agentes de viagem na América do Sul, EUA e Europa, além de criar novas ferramentas de marketing e 17 novos roteiros turísticos na cidade.
Em janeiro de 2017, após sua primeira reeleição, Claudio Tinoco se licenciou da Câmara Municipal de Salvador para ocupar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), ficando até abril de 2020.
Em sua gestão, a Secult foi premiada nacionalmente três vezes no Prêmio Nacional do Turismo. O Programa de Otimização de Performance (POP), a plataforma digital turística de Salvador, o Visit Salvador da Bahia, e a Casa do Carnaval foram reconhecidos nacionalmente pelo Ministério do Turismo.
Claudio Tinoco também esteve à frente de grandes obras da cidade, como a construção do novo Centro de Convenções, a Requalificação da Avenida Sete e Praça Castro Alves, a Casa da História e Arquivo Público de Salvador, localizada no Casarão Branco, e a restauração do Casarão dos Azulejos, que posteriormente abrigará o Museu da Música.
Projetos estratégicos de longo prazo também foram iniciados por Tinoco em sua gestão, como a Requalificação Urbano-Ambiental de Stella Maris/Flamengo/Ipitanga, o Plano Estratégico de Marketing Turístico, além do Capacita Salvador e do Quali Salvador, que irão, respectivamente, qualificar profissionais do mercado formal e informal e certificar empreendimentos voltados ao turismo.
Por tudo quanto já realizou a frente de tantos órgãos, de tantas pastas, uma demonstração irrefutável de que se trata de um nome que, deveras, tem DNA comprovado. Por enquanto, apenas uma pré-candidatura que, em se materializando, lá na frente, terá amplas condições de fazer muito pela Bahia. Fotos Ascom.