Ponto Novo, município localizado no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, conta agora com uma escola de tempo integral com alto padrão de infraestrutura. Trata-se do Colégio Estadual de Tempo Integral Nelson Maia, entregue nesta terça-feira (9), pelo Governo do Estado. A unidade possui 12 salas de aula climatizadas; quatro laboratórios para atividades práticas nas disciplinas de Ciências, Biologia, Física e Química; biblioteca e espaço de vivências.
A construção de novas escolas e a ampliação e modernização de unidades já existentes no novo padrão arquitetônico visam atender as comunidades escolares por meio de uma aprendizagem integrada às áreas de esporte, cultura, arte, iniciação científica e qualificação profissional. Na nova sede, em Ponto Novo, por exemplo, foram investidos R$ 24,3 milhões para a construção do novo prédio para que não apenas os estudantes usufruam, mas também toda a população do município possa utilizar a escola como um espaço de acolhimento, inclusão, aprendizagem e socialização.
O novo padrão acompanha, também, equipamentos como teatro e restaurante estudantil, com capacidade para receber 200 pessoas, assim como quadra poliesportiva com arquibancada, campo de futebol society, que vão proporcionar para os 698 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como para toda a população do município de Ponto Novo, um espaço para lazer e entretenimento.
A estudante e líder estudantil Eduarda Damasceno, 17 anos, comemora a entrega da nova sede e acredita que a estrutura proporcionará aos alunos a possibilidade de construir um novo futuro. “Além das salas com melhor estrutura para a aprendizagem, os alunos passam a contar com laboratórios equipados para as aulas práticas, ideal para os que se identificam com projetos científicos. O restaurante estudantil e a biblioteca foram pensados para nos proporcionar mais conforto durante as refeições e na hora da leitura, além de ampliar nosso conhecimento com a oferta de mais livros na biblioteca”, explica a estudante.
Para o coordenador pedagógico da unidade escolar, Renato Gonçalves, a nova estrutura permitirá a oferta de um novo modelo de Educação avançado. “Os novos equipamentos reforçam a prática dos professores, que passam a ter condições de oferecer aulas mais criativas e inovadoras, fortalecendo, assim, o processo de ensino e aprendizagem. Eu, que fui a vida toda aluno de escola pública, gostaria de ter estudado em uma escola excelente como esta”, conta.
Fonte: Ascom/SEC