Pontes que ligam Amargosa e Brejões estão em estado de calamidade. Governo do Estado minimiza sofrimento

A ponte do Cavaco chegou a ser destruída pela chuva em 2018 devido à ação das chuvas que se precipitaram na região. Pelo menos, duas, das outras três precisam de proteções laterais. A falta de representatividade politica mais incisiva de Brejões e Amargosa é que faz com que o asfaltamento do trecho, tão almejado, fique para o futuro.

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) acaba de liberar autorização para restauração de duas pontes no trecho entre Amargosa e Brejões, na região do centro-sul baiano. A autorização foi publicada no Diário Oficial do último dia 20. 

Duas pontes serão reconstruídas, sendo uma em Itachama, distrito de Amargosa, com extensão de 33 metros, com restauração em suas estruturas (não contém, por exemplo, as laterais e é bastante estreita, ensejando constante perigo aos condutores e ocupantes de veículos. 

 

A Ponte do Cavaco, com extensão de 43 metros e que foi destruída totalmente pelas chuvas, desde 2018 deverá também ser reconstruída. A empresa Tecnocret Engenharia ganhou a licitação e será responsável pelas obras. com custo estimado em R$ 1,2 milhão.  

 

OUTRAS PONTES TAMBÉM CARECEM DE RESTAURAÇÕES

Além dessas pontes, mais duas precisam de restaurações, sendo uma maior e outra de pequena dimensão. Ambas sem proteções laterais e estreitas, como as outras. Em todas, nesse trecho Amargosa-Brejões, apenas o trânsito de um veículo de cada vez. Ou seja, tais intervenções minoram o sofrimento, todavia, não atendem às necessidades. 

CAPEAMENTO ASFÁLTICO PARA A ESTRADA AMARGOSA – BREJÕES

Essa estrada é de extrema importância para o trânsito de veículos entre esses dois municípios, todavia, mais ainda, para o transporte de produtos entre esses e outros municípios da região.

Com a queda na produção do café que prejudicou vários municípios da região e, em especial, Brejões,  por razões que merecem uma explanação muito ampla, faz-se necessário que essa estrada receba as condições ideais de trafegabilidade, não apenas com restauração de duas das 5 pontes mas, também e, principalmente, com o asfaltamento de todo trecho que exigiria,obviamente, construção de pontes mais largas. 

REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA DE BREJÕES E AMARGOSA

E aí fica a indagação: está faltando maior representatividade política por parte dos municípios de Amargosa e Brejões? Uma situação que, naturalmente, deverá ser objeto de reflexões por parte das populações desses municípios. Imagens aquivo Tvsaj (novembro de 2019).