A plataforma de serviços públicos digitais do governo baiano, www.ba.gov.br, acaba de garantir seu lugar na final da edição 2024 do Prêmio iBest, considerada a maior iniciativa de reconhecimento da internet do país. No último dia 30 de setembro, a marca baiana foi a primeira colocada no ranking parcial de votação do concurso dentro da categoria Governo do Estado, que premia iniciativas digitais voltadas para a oferta de serviços públicos prestados pelas administrações estaduais.
Graças à votação, a www.ba.gov.br obteve uma certificação antecipada como Top3 da categoria, o que lhe garante lugar reservado na cerimônia de entrega do Prêmio iBest, prevista para janeiro de 2025. Esta já é a segunda vez que a plataforma baiana recebe o reconhecimento do iBest. No ano passado, a marca foi a grande vencedora da categoria, concorrendo com os projetos do Centro de Operações Rio de Janeiro e do Poupatempo de São Paulo.
Para o coordenador-executivo de Transformação Digital da Secretaria da Administração (Saeb), Igor Takenami, a conquista reforça a liderança da Bahia em inovação e gestão pública. “O reconhecimento é resultado da combinação de uma plataforma acessível, com um forte compromisso com a segurança e a inclusão digital. Além disso, o fato da população votar na plataforma mostra que ela realmente facilita a vida dos cidadãos, reduzindo burocracia e custos”, afirma Takenami.
Desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), a plataforma conta hoje com mais de cinco milhões de usuários cadastrados e oferece 458 serviços públicos à população. Disponível para o cidadão desde 2018, inicialmente com o nome de SAC Digital, a solução foi relançada no ano passado pelo governo baiano – por meio da sua Secretaria de Comunicação (Secom) -, com a marca ba.gov.br, passando a funcionar como canal único de informações e serviços do Estado.
Votação
Na edição deste ano do Prêmio iBest, além da ba.gov.br, apenas a Poupatempo, de São Paulo, obteve classificação até agora para a fase final da categoria Governo do Estado. O nome do terceiro concorrente deverá ser conhecido nos próximos dias. Já em 28 de outubro, começa a fase Top 3 da premiação, com votação entre os três melhores do Brasil em cada categoria.
Realização da iBest Global, o Prêmio iBest distingue as melhores iniciativas do universo digital brasileiro, a partir de votação popular e de especialistas. A edição deste ano conta com votação direta do público em 108 diferentes categorias agrupadas em quatro segmentos: E-commerce, Serviços, Serviços Financeiros e Conteúdo, além de uma categoria especial.al baiano é destaque pelo segundo ano consecutivo na maior premiação da internet do Brasil.
Fonte: Ascom/Saeb