O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), disse ver com preocupação o envio deliberado de pedidos de empréstimos feitos pelo Governo do Estado, sem a devida transparência. Nesta quinta-feira (20), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) apresentou o oitavo pedido em 18 meses de gestão.
“Isso dá uma média de um empréstimo a cada dois meses, praticamente, parece que ele quer governar através de empréstimos, mas sem apresentar projetos efetivos”, afirma Alan Sanches.
Com a oitava solicitação, a soma dos empréstimos do Governo do Estado passa dos R$ 6 bilhões. O pedido desta vez é para contratar R$ 253 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Parece que virou brincadeira do governo pedir empréstimos. Eles repetem o mesmo modus operandi e não dão a menor transparência de como, onde e quando os valores serão aplicados. O que existe sempre é uma descrição genérica, acreditando que por ter maioria na Assembleia poderá passar o rolo compressor”, alerta Alan Sanches.
“Se depender da oposição, só votaremos se houver transparência”, finalizou o líder da bancada.