quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioOUTRAS CATEGORIASDIVERSOSPANIFICADORA DELÍCIAS DO TRIGO, de ITUBERÁ, sagrou-se como 2a. colocada na etapa...

PANIFICADORA DELÍCIAS DO TRIGO, de ITUBERÁ, sagrou-se como 2a. colocada na etapa regional do Concurso Melhor Pão Francês da Bahia, no seio dos 41 municípios do Baixo Sul e Recôncavo

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde dessa terça-feira, 19, no salão de eventos do SEBRAE, em Santo Antonio de Jesus, a premiação dos vencedores do ‘CONCURSO MELHÕR PÃO FRANCÊS DA BAHIA”, etapa regional, promovido pelo SEBRAE-BA, com apoio da FIEB, SIPACEB, ADINOR, FERMANTÃO, BUNGE e do parceiro regional DISPAN, sendo executado pela ESTRATEX, no evento, representada pelo consultor Alércio Guerra.

A PANIFICADORA DELÍCIAS DO TRIGO, sediada em Ituberá, e, no evento, representada por RICARDO BARBOSA, ao lado de seu padeiro, galgou a segunda colocação por ter atendido os melhores índices de avaliação, de conformide com os critérios adotados pela ESTRATEX, consultoria especializada na condução de concursos dessa magnitude.

Trata-se da 1a. edição desse evento que tem por escopo buscar estimular a melhoria da qualidade do pão francês das micro e pequenas empresas do Estado, resgatando os valores tradicionais do setor da panificação. A metodologia baseia-se na ABNT NBR 16170 que define os padrões de qualidade do pão tipo francês. A norma em apreço orienta padarias a aprimorarem seus processos para garantir um produto de alta qualidade do pão francês no Estado, resgatando os valores tradicionais do setor de panificação que é de extrema importância.

Os principais objetivos são: conscientização e melhoria da qualidade de produção no setor de panificação; aumento do fluxo de clientes e tíquete médio das padarias; melhoria da lucratividade através da margem de contribuição do pão francês; aperfeiçoamento na gestão de mão-de-obra e treinamento; fidelização do cliente por meio da padronização do produto e aumento da competitividade do setor e gestão eficiente de custos.

PERSONALIDADES PRESENTES

Dentre as personalidades presentes, representando as 27 panificadoras participantes, Karla Barros (gestira de projetos da indústria de alimentos e bebidas, SEBRAE), Alércio Guerra (consultor do SEBRAE, executor do programa, através da ESTRATEX0, Tony (ADINOR), Marcos Gama (Supervisor da BUNGE, presente ao lado de Edson), Luan e Luana (DISPAN). Coube à radialista e apresentadora de eventos, Luciana Magalhães, atuar como mestre de cerimônia e ao músico Magno Rui, a animação musical do encontro.

EXPLANAÇÃO DE CRITÉRIOS

Em explanação audiovisual, o consultor Alércio Guerra (ESTRATEK) teve oportunidade de mostrar aos presentes os procedimentos adotados para realização do concurso e, para tanto, destacou os itens fundamentais para escolha do melhor pão francês confeccionado na região, a exemplo sabor, aroma, estrutura das células, textura, pestana, simetria, cor da crosta, crocância, integridade.

VENCEDORES DA ETAPA REGIONAL

Além da PANIFICADORA DELÍCIAS DO TRIGO, sediada em Ituberá, dentre os 27 participantes inscritos para a etapa regional, foram contempladas, em 1o. lugar, a PANIFICADORA KIPÃO, sediada no município de Cruz das Almas e que representará a região na etapa estuadual, no próxio dia 27, em Salvador, e, em 3o. lugar, PANIFICADORA MASSA FOFA, sediada em Varzedo e, no evento, representada por EURIDES NETO, ao lado de seu padeiro. Os demais participantes receberam diplomas.

ETAPA ESTADUAL

A vencedora da etapa regional, repetimos, a PANIFICADORA KIPÃO, de Cruz das Almas, participará, no próximo dia 27, na sede da FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), em Salvador, da premiação do Melhor Pão Francês da Bahia, em sua etapa estadual.

PREMIAÇÕES

Nessa etapa regional, 1o, 2o. e 3o. lugares receberam troféu e certificados “Melhor pão francês da Bahia”. O 1o. lugar terá impulsionamento em mídias digitais divulgando a padaria campeã e a cidade onde está situada. O PANIFICADOR recebeu 250 kg de farinha de trigo (BUNGE), R$ 1.000,00 em vale compra (ADINOR), 01 (uma) gratuidade para participação no EMPRETEC e 01 (uma) consultoria técnica Adequação à norma ABNT NBR 16170 (QUALIDADE DO PÃO FRANCÊS – DISPAN/SEBRAE. O PADERIO, por sua vez, recebeu dólmas personalizadas e R$ 300,00 de crédito em conta corrente (ADINOR).

Na etapa estadual, os participantes classificados como 1o. 2o e 3o. lugres receberão troféu e certificado “Melhor Pão Francês da Bahia”. O primeiríssimo colocado receberá 01 Notebook e participação na Missão Empresarial FIPAN, em 2025 e o padeiro receberá 01 aparelho smartfone.

Matérias relacionadas