Os pré-candidatos democratas que querem a presidência dos EUA em 2020
As eleições presidenciais dos Estados Unidos acontecem só em 2020, mas a lista de rivais democratas de Donald Trump só aumenta.
A eleição para a presidência dos Estados Unidos acontece apenas em 2020. No entanto, a corrida eleitoral do lado do Partido Democrata já está esquentando. Até o momento, pelo menos dez nomes confirmaram presença na lista de pré-candidatos democratas, mas a expectativa é a de que esse número cresça nos próximos meses.
Ainda é cedo para cravar quem será o nome democrata a disputar a Casa Branca nas eleições americanas e é comum que os partidos registrem muitos pré-candidatos. Em 2016, por exemplo, a nomeação democrata foi disputada por cerca de cinco pessoas, enquanto a republicana foi pleiteada por ao menos 16, incluindo o atual mandatário, Donald Trump.
Embora a lista de pré-candidatos esteja tomando forma, somente em meados de 2020, depois das convenções nacionais dos partidos, é que o mundo saberá quem serão os candidatos oficiais da corrida presidencial. Enquanto isso não acontece, veja os democratas que já anunciaram a disputa pela nomeação do partido.
Idade: 76 anos
Estado: Delaware
Ex-vice-presidente da gestão Barack Obama, Biden anunciou sua terceira corrida presidencial via YouTube. Ao lado do senador Bernie Sanders, é um dos pré-candidatos favoritos na disputa democrata e é um um dos críticos mais agressivos do atual mandatário, Donald Trump.
Idade: 46 anos
Estado: Texas
O texano confirmou a participação no pleito no dia 13 de março. O político conseguiu gerar um grande interesse dentro e fora dos EUA nas eleições legislativas de novembro passado ao tentar arrebatar do republicano Ted Cruz sua cadeira no Senado pelo Texas. Embora tenha sido derrotado, a pequena distância entre ambos (50,9% a 48,3%) e a enorme popularidade que alcançou na campanha, puseram O’Rourke imediatamente entre os favoritos a disputar a indicação do Partido Democrata.
Idade: 77 anos
Estado: Vermont
O senador independente do estado de Vermont anunciou em 19 de fevereiro que irá disputar a nomeação democrata pela segunda vez em 2020. “Nossa campanha não é apenas sobre derrotar Donald Trump, um dos presidentes mais perigosos que já vimos, ou ganhar a nomeação democrata e a eleição geral. Nossa campanha é sobre transformar nosso país e criar um governo baseado nos princípios de justiça econômica, social, racial e ambiental”, disse Sanders ao anunciar sua participação.
Em 2016, o senador surpreendeu a todos pelo fôlego da sua candidatura e conseguiu chegar até as primárias democratas com relativa força. No entanto, acabou perdendo para a ex-secretária de Estado da gestão Obama, Hillary Clinton. Os efeitos da sua campanha, no entanto, reverberaram pelos quadros do partido e fortaleceram a ala democrata mais progressista e alinhada à esquerda.
Idade: 54 anos
Estado: Califórnia
A senadora Kamala Harris é a segunda mulher negra a atuar no Senado americano e é uma crítica contumaz da gestão Trump. Filha de um jamaicano e uma indiana, lançou sua candidatura no Dia de Martin Luther King e trabalhou como procuradora-geral da Califórnia antes de ocupar o assento na casa.
Idade: 49 anos
Estado: Nova Jersey
Uma nova cara do Partido Democrata, Brooker é um jovem advogado que já foi prefeito da cidade de Newark e e atualmente cumpre o mandato de senador. Anunciou sua participação como pré-candidato do partido no dia 1º de fevereiro, primeiro dia do Mês da História Negra, e suas primeiras entrevistas foram reservadas para programas de rádio apresentados por âncoras negros e latinos.
Idade: 58 anos
Estado: Minnesota
Senadora pelo estado de Minnesota, Amy tem a seu favor o fato de ser especialmente popular entre os eleitores: venceu a corrida pelo Senado em 2018 com 60% dos votos.
Idade: 44 anos
Estado: Texas
Julián Castro é ex-prefeito da cidade de San Antonio, cargo que ocupou por duas vezes. Foi, ainda, secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano da gestão Obama. Castro, que é de origem mexicana, fez o anúncio em espanhol e em uma região da cidade de San Antonio que é densamente habitada por latinos, Plaza Guadalupe, onde nasceu e foi criado.
Idade: 69 anos
Estado: Massachusetts
Elizabeth é uma figura conhecida dos eleitores americanos e está no Senado desde 2013. Ex-professora da Faculdade de Direito da prestigiada Universidade de Harvard, Elizabeth vem enfrentando baixos níveis de popularidade em razão de uma polêmica envolvendo um teste de DNA feito por ela para comprovar raízes indígenas.
Idade: 55 anos
Estado: Maryland
Um dos primeiros democratas a se posicionar como pré-candidato, o bilionário Delaney é ex-representante do estado de Maryland e um crítico do sistema de financiamento de campanhas dos EUA. É, ainda, defensor de leis mais rígidas para a compra e porte de armas de fogo.
Idade: 37 anos
Estado: Havaí
Apoiadora do senador Bernie Sanders na corrida presidencial de 2016, Tulsi serviu na Guarda Nacional dos Estados Unidos e esteve por duas vezes no Oriente Médio. Em 2017, se encontrou com o líder da Síria, Bashar Al-Assad, sem o conhecimento do então presidente Barack Obama, um movimento que lhe rendeu duras críticas. Hoje, atua como representante do Havaí.
Idade: 37 anos
Estado: Indiana
Buttgieg é um dos pré-candidatos mais jovens entre os democratas. Prefeito de South Bend, Indiana, é veterano da guerra do Afeganistão e o primeiro homem abertamente gay a se lançar como candidato à presidência dos Estados Unidos.
Idade: 52 anos
Estado: Nova York
Senadora pelo estado de Nova York, Kirsten capitaneou uma iniciativa do Senado que visava reformar as políticas de violência sexual nas forças armadas dos EUA. Foi, ainda, uma das maiores críticas do ex-senador democrata, Al Franken, que foi acusado de assédio sexual e acabou renunciando ao posto em 2017.
Idade: 66 anos
Estado: Texas
A guru espiritual das estrelas, incluindo a apresentadora Oprah, também irá concorrer à nomeação do Partido Democrata. Marianne é uma autora de sucesso de livros de autoajuda e disse almejar trabalhar pelo “despertar moral e espiritual do país”. Já concorreu ao legislativo estadual da Califórnia em 2014, mas não se elegeu.
Idade: 44 anos
Estado: Nova York
O empresário Yang é conhecido no mundo das startups de tecnologia e atuou em prol do empreendedorismo durante os anos da gestão Obama. Ele é fundador da Venture for America, entidade que oferece bolsas de estudo para empresários nos EUA, e tem como bandeira a defesa de uma renda básica universal, especialmente focando na fatia de pessoas cujos postos de trabalho foram afetados pela automação.
Idade: 54 anos
Estado: Colorado
Senador pelo Colorado, Bennet oficializou a sua candidatura às primárias democratas em 3 de maio, depois de se recuperar de um câncer na próstata. No anúncio, destacou a sua reputação de bipartidarista em um estado com grande presença de eleitores independentes, mas lembrou que tem um longo caminho a percorrer para alcançar outros pré-candidatos democratas mais conhecidos.