Mais de 10 mil estudantes da rede estadual de ensino devem ser beneficiados, ao longo desta semana, com os serviços do Odontomóvel, pelo Programa Saúde Mais Perto nas Escolas. A iniciativa, fruto da parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab), está sendo realizada nos municípios de Camamu, Caraíbas, Cachoeira, Lafaiete Coutinho, Irará e Gongogi, Amargosa, Santo Amaro, Aracatu e Maracás, em 25 unidades escolares. São disponibilizados serviços gratuitos, desde avaliação bucal até procedimentos como limpeza, restauração, tratamento de canal, cirurgias odontológicas e exames radiológicos.
O atendimento começou na segunda-feira (1°), no Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza e Anexo, no Distrito de Travessão, e no Anexo CEMIT Baixo Sul, no Distrito de Ilha Grande em Camamu; no Colégio Estadual Petrina Novais Silva – Tempo Integral, em Caraíbas; nos colégios estaduais de Cachoeira – Tempo Integral e Quilombola da Bacia do Iguape, no Distrito de Santiago do Iguape, em Cachoeira; no Colégio Estadual Professor Eraldo Tinoco, em Lafaiete Coutinho; no Colégio Estadual Joaquim Inácio de Carvalho e nos seus dois Anexos, no Distrito de Largo e no Povoado Bento Simões; na Escola Família Agrícola dos Municípios Integrados da Região de Irará, em Irará; e no Colégio Estadual José Araújo Pereira – Tempo Integral e seu Anexo, no Distrito de Nova Palma, e no Anexo do Cemit Médio Rio de Contas do Distrito de Tapirama, em Gongogi. Nessas unidades, a previsão é a de que o atendimento alcance mais de quatro mil estudantes e ocorra até a próxima quarta-feira (10).
No município de Maracás, o atendimento começou nesta quinta-feira (4) e deve beneficiar mais de mil estudantes dos colégios estaduais Edivaldo Boaventura e Edilson Freire e seu Anexo, localizado no Povoado de Porto Alegre. Mais cinco unidades escolares recebem o Odontomóvel a partir desta quinta-feira (4): Centro Educacional Teodoro Sampaio – Tempo Integral, Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano, e colégios estaduais Antônio dos Santos Paim e Castro Alves, no município de Santo Amaro; e no Colégio Estadual de Tempo Integral de Aracatu, em Aracatu, com a estimativa de beneficiar mais de dois mil estudantes, em um período de uma semana.
O estudante Cauã Braga, 16 anos, é líder territorial do Colégio Edilson Freire e falou sobre o alcance do Odontomóvel. “Além da distribuição de um kit, com creme dental, fio dental, sabonete e escova de dente, a equipe entende a nossa realidade e nos trata com carinho e agilidade”, ressaltou. Sua colega, Luna Borba, também falou sobre a ação, destacando a compreensão e as orientações em saúde bucal que recebeu dos profissionais envolvidos.
Os odontomóveis são unidades móveis equipadas com consultórios e permitem que equipes de até dez dentistas especializados, acompanhados por outros profissionais da área, realizem atendimentos. Para ter acesso ao serviço, os interessados deverão apresentar a carteira do SUS atualizada, juntamente com os documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.
Fonte: Ascom/SEC