O Território do Recôncavo participa da 11º FEBAFES

A 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária se encerra hoje (13/12), e o Território do Recôncavo participa com quase 50 produtos, entre alimentos da agricultura familiar e artesanatos.

Este ano são quase 20 EES – Empreendimento Econômico Solidário  do Território do Recôncavo comercializando produtos do segmento da Agricultura Familiar: açúcar, derivados do aipim, derivados da mandioca, grãos, sequilhos, e do segmento do Artesanato: roupas, acessórios, almofadas, entre outros.

Nesse processo o Centro Público de Economia Solidária (CESOL) tem o papel de apoiar o CODETER e os empreendimentos, a fim de auxiliar no entendimento do processo e na melhoria de produtos, quando necessário. No caso do Território do Recôncavo, o CESOL Recôncavo/CEDITER foi uma das entidades que auxiliou nesse papel. Para Jeane Santiago, Agente sócioprodutiva do CESOL Recôncavo/CEDITER essa feira é um importante espaço de comercialização “Todo ano auxiliamos os grupos produtivos do território, tanto mobilizando à participação, auxiliando na inscrição/ melhoria dos produtos, como também dando suporte durante o período da feira, pois acreditamos que essa vitrine na capital é fundamental para buscar novos mercados e garantir o escoamento da produção dos pequenos produtores do nosso território.”, destaca.

O Território do Recôncavo para participar da feira contou com o apoio de todos os membros do Colegiado de Desenvolvimento Territorial – CODETER e entidades que dão apoio como: UFRB, SETAF, CAR, CESOL Recôncavo/CEDITER, entre outras. Também contou com a parceria da Associação de Agricultores da Comunidade Sapucaia – AACS, a entidade que se dispôs a ser a proponente do Território, e Mariana Moraes que faz parte da AACS esteve auxiliando durante todo o período da feira no centro de distribuições em Salvador.

A FEBAFES é uma estratégia do Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) em parceria com União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e junto com a ESCOAF, Startup responsável pelo sistema de vendas on-lin, visa fomentar a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária dos territórios. Todo ano a feira acontece de forma presencial no parque de exposições em Salvador-BA, porém, devido a pandemia esse ano ela está acontecendo de forma virtual, através do site: www.feiradaagricultura familiar.com.br.

Fotos: A esquerda Jeane Santiago CESOL Recôncavo/CEDITER, a direita Mariana Moraes da AACS no centro de distribuição da FEBAFES, em Salvador. Ascom CESOL Recôncavo/CEDITER.