No I Debate da Rádio Clube FM, candidatos a prefeitos confrontaram-se, em suas proposituras: SAJ

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite dessa quinta-feira, 08, no salão de eventos do Hotel Fazenda São Geraldo (Conceição do Almeida, a 3 km de SAJ), o I Debate da Rádio Clube FM com candidatos a prefeito de Santo Antonio de Jesus, evento que marcou o terceiro embate entre os postulantes ao executivo municipal, nas eleições de 15 de novembro, nesse município. 

RÁDIO CLUBE FM  CONTRIBUINDO AO PROCESSO DEMOCRÁTICO

A Rádio Clube FM, mais uma vez, prestando um relevante serviço à população, com abnegação  de seus diretores e profissionais da comunicação, contribuindo, de forma relevante, para o exercício da cidadania. Iniciativas dessa magnitude são louváveis, na medida em que oferece à sociedade, a oportunidade de poder discernir a respeito do candidato que, lá na frente, deverá conduzir os destinos do município. 

MEDIAÇÃO DO DEBATE

Coube à jornalista Emanueli Pilger (apresentadora de programa jornalístico  na Rádio Povo FM, emissora do Sistema Pazzi e Comunicação, em Feira de Santana-BA), a mediação do debate, com participação do radialista Edilson Oliveira. Debate superou expectativas, levando-se em consideração que, em que pese alguns momentos mais acalorados, entre os candidatos, algumas ideias foram explanadas e imperou o respeito mútuo entre os mesmos. Todavia, foram concedidos direitos de respostas por conta de manifestações julgadas ofensivas.

PARTICIPAÇÕES DOS CANDIDATOS

De conformidade com o sorteio realizado, a ordem do sorteio estabeleceu:  1- Genival Deolino (PSDB), 2- Dr. Everaldo Júnior (PDT), 3– Rogério Andrade (PSD), 4-Dr. Christian Ferraz (PP),  5 – Edy Diniz (Patriota); 6 – Dra. Lia Barroso (Solidariedade), 7 – Dr. Robert Gomes (PTC), seus respectivos assessores (limitados a dois). Demais presentes, atendendo ao  protocolo de distanciamento social, e uso de máscaras, álcool em gel, etc, preconizado pela OMS e secretarias estadual e municipal de saúde. 

TRANSMISSÃO DO DEBATE

Coube à Hamilton “Telão” e sua equipe da I-Live, toda uma organização no que concerne à transmissão do evento, através das redes sociais da emissora. Equipe que também foi responsável pelas transmissões dos dois debates anteriormente realizados no mesmo local por outras emissoras. 

 

Convidadas, as equipes da Tvsaj.com.br e Tvnoticias24horas, também fizeram  transmissão ao vivo através de suas redes sociais, com imagens próprias, diretamente do local do evento (naturalmente), ao que agradecem pela deferência, o que não deixa de ser um reconhecimento pelo trabalho que realizam, em toda região, deixando-as envaidecidas, à luz da humildade que norteiam suas atuações na área de comunicações. Outros representantes da imprensa também compareceram ao evento: Gildásio Cavalcante (Infosaj) e Marcus Augusto (Voz da Bahia).

OUTRAS PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos candidatos, acima elencados, os candidatos a vice: Tom (de Rogério Andrade),  Hendrix (de Ed Diniz), Careca (de Genival Deolino), Joel da Contabilidade (de Everaldo Júnior), os assessores João Gabriel e Fábio (Genival Deolino), Drs.  Ígor Coutinho e Andreia Prazeres (Rogério Andrade), Ângelo (Edu Diniz), pai e irmão de Robert Gomes. Presentes, ainda,  os radialistas Emanuele Pielg, Edilson Oliveira (mediadores do debate), Lélis Fernandes, Ney Santana, Hélio Alves, Jéssica Almeida, Felipe Pereira, Elaine Castro, em como Eliene Sampaio. Também marcando presenças, Drs. João Gabriel e Dra. Nil Correia (advogados), João Nogueira, Dr. Adailton, Geraldo (proprietário da Fazenda São Geraldo), Zete (Arte Zete Cerimonial).

PROTOCOLO DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

Além de toda uma preocupação no que concerne a não aglomeração, acima enfocado, em atendimento a todo um protocolo estabelecido pela OMS e secretarias estadual e municipal de saúde, a Andaiá FM providenciou isolamento social quanto à não proliferação do coronavírus, inclusive, no local do debate, com púpitos bem separados, entre os candidatos, ensejando que eles não usassem máscaras. Poucos convidados, O fato de não ter sido realizado na área urbana, também contribuiu para não aglomeração nos arredores. 

“TORPEDOS”: DO RINGUE DE BOXE AOS PÚPITOS

Decorridos três debates entre candidatos a prefeito de Santo Antonio de Jesus, já dá para se notar uma certa inclinação para o direcionamento dos “ataques” mais contundentes, entre os postulantes a prefeito de Santo Antonio de Jesus.  Além das propostas elencadas por cada pleiteante  objetivando o comando do município a partir de janeiro/2021, alguns candidatos têm se mostrado mais, digamos,  “ostensivos” do que outros, nos embates até então travados diante das câmeras. 

Por conta disso, já dá para se verificar que a canalização dos “torpedos” está se polarizando. Tal qual acontece nos embates de boxe, lutadores desferem os “diretos”, os “ganchos”, enquanto outros (em determinados momentos da luta), apenas, utilizam-se de “jabs” (movimentos que buscam, apenas, a manutenção da distância entre os contendores).

Na defensiva, determinados candidatos (no caso do debate), utilizando-se da técnica,  aproveitam dos ataques desferidos (os diretos ou ganchos) para contragolpearem, no natural revide, ora elencando realizações (por uns), ora desferindo “cruzados” (por outros). No outro lado do “ringue”, adversário do momento, à espera do próximo “round”. 

Assim como nos confrontos do boxe, em que os competidores se preocupam em levar seus adversários à lona, nos de debates políticos, cada participante tem por escopo sobressair-se perante seus concorrentes, naturalmente.

O importe é que, encerrados os prélios, no ringue ou nos púpitos, perdedores e vencedores estejam preparados para os resultados. No caso dos candidatos a prefeito, só as urnas é que, deveras, darão o resultado final a esses embates no campo das ideias.

Tudo indica que a temperatura tenderá a crescer nos próximos debates. Acontece que a fervura, naturalmente, terá limites, mesmo porque, as mesas constituídas estarão atentas para a concessão de direitos de respostas aos embates mais incisivos. Nesse contexto, cada candidato deverá concentrar-se em suas propostas.

Em alguns momentos, nesses encontros, questionamentos acerca do que é “novo” e do que é “velho” no seio da política santantoniense. Nem sempre o “novo” é “moderno” e nem sempre o “velho” é o mais experiente, o mais preparado. São conceitos meramente didáticos e que não abalizam, em si, comportamentos na área de administração. 

Em que pese o elevado número de candidatos (o que reflete a pluralidade de pensamentos), é de suma importância essa participação, dos jovens, dos mais experientes, da mulher, dos representantes de segmentos diversos da sociedade, todavia, é imperativo que reine, dentro de cada um, o sentimento de estar  submentendo-se ao crivo popular. Independente de quem venha sagrar-se vencedor nas eleições, o “pano de fundo” nisso tudo é a população. 

EM TEMPO: A ordem das  fotos desse título, acima) não reflete, necessariamente, o contexto dos parágrafos correspondentes.

REGRAS ESTABELECIDAS PARA O PRÉLIO POLÍTICO-ELEITORAL

O debate foi realizado em cinco blocos e cada candidato foi sorteado para fazer uma pergunta de 45 segundos a um oponente de sua escolha que teve, por sua vez, 2min30seg para resposta, além de um minuto para réplica e mesmo tempo para tréplica. 

 

No primeiro bloco os candidatos responderam ao mesmo questionamento formulado pela direção da emissora. No segundo bloco, também após sorteios, os demais candidatos direcionam uma pergunta para os candidatos.  O terceiro e quarto blocos seguiram com a mesma regra e os tempos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. 

No quinto bloco, os candidatos tiveram 2min30seg para  externarem suas considerações finais. Compuseram a mesa, Wilson Vitória (padre), Dras. Luciana Barbosa e Lavínia Carvalho (advogadas). Eles que apreciaram e concederam cerca de três pedidos de respostas durante o debate. 

 

VEJA, ABAIXO,  O TEOR DA TRANMISSSÃO AO VIVO, PELA TVSAJ

Vídeo 1.2

Vídeo 2.2

PUBLICAREMOS, ENTREVISTAS, EXCLUSIVAS, COM OS CANDIDATOS (Provavelmente, à noite, após o tradicional baba de futsal)