Na Festa da Penitência, além do sincretismo religioso, apresentações musicais contemplaram multidão:SALINAS

A tradicional Penitência de São Roque, em Conceição, distrito de Salinas da Margarida, Recôncavo Baiano, acontece anualmente.Fieis percorrem 6 km da sede do município a essa comunidade, em cortejo. Lá, celebração de missa e, na praça, bastante diversão.

Realizada nesse domingo, 21 de agosto, a tradicional Penitência de Sâo Roque, em Salinas da Margarida, recôncavo baiano, em procissão, num percurso de 06 km, desde a Igreja do Carmo, na sede do município, à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Conceição de Salinas, onde foi realizada missa campal.

A imagem de Nossa Senhora,  conduzida sobre um andor, por fieis que se avolumavam à proporção que chegavam ao seu destino. Em vários momentos do trajeto a imagem foi anunciada com o lançamento de rojões (fogos de artifícios), de maneira que todos pudessem apreciar mais um evento religioso e que faz parte da historicidade do município. Município que, diga-se de passagem, desenvolve outros eventos culturais a exemplo do “Festival do Marisco”, “São João” e “Arraiá da Margarida” e “Reveillon”.

Dentre as personalidades presentes, do atual governo, Wilson Pedreira (prefeito municipal), ao lado do vice Memezinho; dentre os secretários municipais,  Lorena Pedreira (Assistência Social), Jorge Teixeira “Terrinha” (Turismo, Esportes e Cultura), Maely (infraestrutura), Grazi (Saúde), Patrícia Oliveira (Fazenda), Bárbara (Educação), Nengo (Serviços Públicos), Memezinho (Administração); vereadores Mara (Presidente da Câmara), Miguel, Aline, Jaciel, Pacacapim, além de outros integrantes da administração e representantes da sociedade local.

Também presentes o deputado estadual Luciano Simões, empresário Nego da Coroa e Gil do Supermercado Mercadão.

O prefeito Wilson Pedreira, ao lado de sua equipe, em sua fala, dentre outros aspectos, destacou o sucesso do município no que concerne à luta contra o coronavírus. Ele que foi recebido com  efusivos cumprimentos por parte da população local.

Além da procissão, na celebração religiosa, o padre teve a oportunidade de mais uma vez, fazer com que todos possam entender a respeito da imperiosa necessidade do exercício da mais sublime das virtudes: a humildade. Condição necessária para que cada um possa postar-se diante de Deus e, assim, servir aos seus designios. Essa submissão ao grande Senhor do universo é fundamental para que todos possam viver de forma harmoniosa no seio da sociedade.

Logo após a celebração do ato litúrgico, adeptos da cultura africana, em frente à igreja em epígrafe, realizaram o também tradicional “banho de pipocas”, também denominado “Banho de Omulu”, indicado para retirar, de uma sò vez, a eventual “carga  negativa” que, porventura, pudesse estar presente naqueles que estiveram expostos a influências.

Terminadas as manifestações de caráter religioso, a população se deslocou à praça principal do distrito para acompanhamento das atrações musicais. Oportunidade, também, para encontros e reencontros, nos tradicionais bate-papos, degustando bebidas e iguarias da culinária local. Nesse domingo, um palco preparado pela administração municipal, visando apresentação, à tarde/noite, 12:00hs – Junior Santana, 13:30hs – Rei do Brega,15:00hs – Faboy, 17:00hs – Jau, 19:30hs – Silvanno Sales
22:00hs – Escandurras. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Fotos, ASCOM Salinas.