Na abertura da Jornada Pedagógica, prefeito Gileno realça aparelhamento logísitico e enaltece a motivação: Muniz Ferreira

Gestor deixa transmparecer que a mitivação dos profissionais de ensino, sob o comando da Secretária Ana Cléia, é a mola propulsora para o alcance pretendido na área educaional

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa quarta-feira, 09, em Muniz Ferreira, a abertura da Jornada Pedagógica 2022, dando início, por conseguinte, a uma progranmação que deverá estender-se até essa sexta-feira, num evento que contou, na oportunidade, com maciça participação de profissionais de ensino.

PERSONALIDADES PRESENTES

Além do prefeito Gileno, Vice Vavá; primeira e segunda damas, respectivamente, Dra.  Alessandra e Valdezília; Ana Cléia (Educação), Meirinha (Social), Jéferson (Transportes), Renato (Saúde), Cézar (Agricultura), Jorge Prazeres (Infraestrutura).

Também presentes os vereadores Valmir Sempre Presente, Edgar, Jota, Ivone, Alan de Minde e Rai. Representando a briosa polícia militar, a Major Ana Paula, Capitã Isa e Capitão Maurício. Profissionais que vem dando suporte ao município, em sua área de atuação.

 

TEMÁTICA

Com o tema “ESPERANÇAR: tecer saberes, ressignificar práticas e experiências pedagógicas”, a gestão municipal faz alusão às sábias palavras de Paulo Freire que foi enfático ao dizer que é preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo ESPERANÇAR, porque tem gente que tem esperançado (verbo esperar). E esperança do verbo esperançar não é esperança…é espera. A gestão municipal entende que esperançar é a capacidade de levantar, de ir atrás. Esperançar é construir; esperançar é não desistir. Esperançar é levar adiante; é juntar-se com outro para fazer de outro modo.

REPORTANDO-SE À IMPORTÂNCIA DA JORNADA PEDAGÓGICA

Em entrevista, o prefeito Gileno reportou-se à temática da jornada pedagógica: “É nosso objetivo fazer com que nossas crianças aprendam; chegando às nossas escolas reformadas, com móveis, equipamentos tecnológicos, internet e, acima de tudo, com professores motivados, acreditando que é possível a criança exercer o direito de aprender. Trazendo tudo isso com maestria, buscando humanizar essas relações”, colocaou o chefe do executivo municipal.

NO TOCANTE À VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENSINO, FOI ENFÁTICO

“Temos a lei que dá direito ao professor (piso salarial) que já pagamos desde o mês passado. Temos dado atenção à capacitação pedagógica, buscando apoio (temos psicólogos, nutricionistas); temos casa de educação capaz de absorver crianças com dificuldades de aprendizagem, bem como dando ao professor dignidade, oportunidade de se expressar sobre o que ele pensa.

Coube ao músico José Carlos, de tanto sucesso em Nazaré e região, a apresentação musical para um público docente que compareceu de forma maciça e demonstrou abnegação à filosofia educacional pretendida pela atual gestão municipal.

O evento, nesse primeiro dia, foi encerrado, com chave de ouro, com a enriquecedora palestra motivacional proferida pelo professor, radialista, compositor, poeta, Jorge Soares. Ele (na foto, ao lado do vice-prefeito Vavá que, por sua vez, em sua fala, reforçou a respeito da pujança do trabalho que vem sendo conduzido no seio da atual gestão e, em especial, na educação.

Bastante elogiada pela atual gestão, a titular da pasta de Educação, Ana Cléia, em sua fala (publicaremos vídeo), demonstrou não apenas regozijo de ter à disposição do alunado e corpo docente, mais do que uma logística operacional eficiente (unidades escolares equipadas, frota de veículos escolares para atender à demanda reinante). Mais que isso, a certeza de contar  com profissionais motivados.

ELENCANDO OBRAS DE INFRAESTRUTURA EM ANDAMENTO

“Temos várias obras em andamento. Uma delas que a gente vai entregar a 2a. Etapa, no Onha, no próximo sábado; a gente está querendo (se os casos de Covid não aumentarem… se estiverem estabilizados, como estão…). A gente tem aí, graças ao homem do campo, duas equipes de trabalho, uma de cada lado, fazendo estradas pra todo mundo. Fazendo com que o homem do campo tenha a possibilidade de trazer e levar para o mercado, os seus produtos.

CASA DE CULTURA

“Fazendo com que aquele sonho da Casa de Cultura de Muniz Ferreira, que é a casa onde os artistas vão ter espaço para sentar, dialogar, produzir para se apresentar. Aliado a isso, inaugurar o nosso Centro de Memória”, sinaliza o chefe do executivo municipal.

ESPORTES, LAZER

“E agora, no mês de março, também, a gente inaugura a quadra coberta do Onha, que é um sonho da comunidade. E a gente tem feito isso. Tem dado certo. A gente vai, também, entregar a Academia de Saúde ao ar livre. A gente vai se preocupar, também, em entregar uma ponte que liga as duas comunidades do Onha.’

DIVERSIFICAÇÃO DA AGRICULTURA

Respondendo acerca da distribuição de mudas de cacau, não saiu pela tangente: ” A gente já produz cacau. A gente tem aí uma estufa na Secretaria; uma estufa preparando cacau clonado para distribuir gratuitamente; como vamos, também, promover distribuição de sementes para o homem do campo; como temos, também, a aragem de terras”, pontuou.

PUBLICAREMOS TODAS AS DEMAIS ENTREVISTAS