Por ANTONIO MASCARENHAS
Realizadas, nessa quinta-feira, 17, na Câmara de Vereadores de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, palestras sobre a eficácia do bio-estimulante Arbolina, num evento que contou com participação de produtores rurais, empresários, lideranças políticas e representantes da sociedade local e região.
O produto é uma criação do professor e pesquisador Marcelo Oliveira Rodrigues. Ele que, ao lado de outros pesquisadores da UNB (Universidade de Brasília), durante cerca de 7 anos, desenvolveram estudos e experimentos em laboratórios, a partir de técnicas de nanotecnologia.
PERSONALIDADES PRESENTES NO EVENTO
Dentre as personalidades presentes no evento, Rodrigo Maicon Andrade “Digão” (prefeito municipal), Elinalva S. Santos “Nanau” (Secretária de Expansão Econômica, Turismo e Meio Ambiente), Zé Maia (proprietário da Argovitrus, empresa distribuidora comercial do biofertilizante Arbolina para todo o Brasil), com sede em Barreiras-BA), Marquinhos Cardoso (Diretor Executivo Jurídico e Comercial da empresa Agrovirtus).
PALESTRAS PROFERIDAS
Iniciando os trabalhos, Celso Weber, Diretor do Escritório da CEPLAC, em Mutuípe, discorreu sobre o sucesso que tem sido a utilização da Arbolina no segmento cacaueiro e toda uma expectativa para soerguimento da produção da lavoura no município e região.
Dando prosseguimento, Marcelo Oliveira Rodrigues, pesquisador e criador da Arbolina, versau sobre toda a trajetória de criação desse produto, mostrando características que fazem dela a grande novidade no seio da agricultura em todo o país.
Coube a Durval Libânio, do Instituto Federal Baiano (IFBA, Campus Uruçuca), em sua fala, mostrar informações, também valiosas, acerca da aplicabilidade da Arbolina em diversas culturas e, em especial, na lavoura cacaueira.
RODADA DE QUESTIONAMENTOS, POR PARTE DE PRODUTORES RURAIS
Finalizadas as palestras, Marcelo Oliveira e Durval Libânio se prontificaram a responder diversos questionamentos formulados por produtores rurais que ali se encontravam. Eles, de forma didática e elucidativa, responderam, a contento, todas as indagações, tirando eventuais dúvidas reinantes.
APOIO DA PREFEITURA DE MUTUIPE
A administração de Mutuípe, capitaneada pelo prefeito Digão, hipotecou todo apoio, através da Secretaria de Expansão Econômica, Turismo e Meio Ambiente, sob a égide de sua titular Nanau, para que o evento fosse realizado, diga-se de passagem, com maciça participação de produtores rurais. Uma demonstração insofismável de que a Arbolina vem despertando bastante interesse.
Nanau que, em sua fala, demonstrou ter ficada lisonjeada pelo fato de seu município ter sido escolhido para sediar esse evento. Ela que vem realizando uma destacável gestão à frente da Secretaria, destacou a importância da iniciativa da Agrovirtus e parabenizou o idealizador da Arbolina e demais palestrantes pelas palestras auferidas.
Zé Maia, por sua vez, proprietário da Argovitrus, empresa que é o braço direito desse empreendimento, já que promove a comercialização do produto para todo o país, mostrou-se lisonjeado pela acolhida e pela receptividade junto ao produtor agrícola.
Marquinhos Cardoso, Diretor Executivo Jurídico e Comercial da Argovitrus, tem sido um baluarte nesse trabalho desenvolvido em torno da Arbolina. Segundo ele, toda uma demanda em torno do produto é nada mais é do que o frutificar de um trabalho sério e que tem na comunhão de esforços o segredo para esse alcance de resultados. Na foto (à direita), ao lado do prefeito de Mutuipe, Digão.
COLETIVA DE IMPRENSA
Logo em seguida, os palestrantes responderam aos questionamentos formulados pelos representantes da imprensa que se fizeram presentes. Dentre as questões formuladas, as que versaram sobre a ideia da criação e características técnicas do produto, apoio logístico à produção e comercialização, aspectos ambientais, etc. Representando a imprensa, Rádio Clube FM, sites Tvsaj.com.br, Bahia na WEB, MG Notícias.
VÍDEO RESUMO: LOGO MAIS