domingo, fevereiro 2, 2025
InícioMUNICÍPIOSSALVADORMultidão de baianos e turistas lota ruas do Rio Vermelho para reverenciar...

Multidão de baianos e turistas lota ruas do Rio Vermelho para reverenciar Iemanjá – Secretaria de Comunicação

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Baianos e turistas lotam as ruas do Rio Vermelho desde a madrugada deste domingo (2) para saudar Iemanjá. Em 2025, a festa em homenagem à Rainha do Mar completa 103 anos de tradição e tem como tema “Renascer com as Águas de Yemanjá”. A Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), participa da organização da festa, juntamente com a Colônia de Pesca Z1.

A programação teve início à meia-noite de sábado com a entrega do presente de Oxum no Dique do Tororó. Na madrugada de domingo, o presente principal de Iemanjá saiu do Terreiro Olufanjá – Ilê Axê Iyà Olufandê rumo à Colônia de Pesca Z1, onde ocorreu a tradicional alvorada de fogos. Pela tarde, os pescadores conduzirão a oferenda principal até a embarcação que seguirá pelo mar até o Buraco de Iaiá, buraco em formato de concha situado a três milhas náuticas da terra.

A festa também atrai pessoas de diferentes regiões e com formas singulares de homenagear Iemanjá. Eduardo Ferreira da Silva, 65 anos, correu cerca de seis quilômetros do Jardim de Alah até o Rio Vermelho, usando muletas devido a uma fratura nos dois joelhos em 2018. “A corrida é uma homenagem a Iemanjá. Primeiro a gente faz o sagrado, mas depois aproveita um pouquinho. Vou completar seis anos em março correndo com muletas”, contou.

O Ogan Elias Conceição, guardião da imagem de Iemanjá no caramanchão do 2 de Fevereiro, conta sobre a responsabilidade de fazer o presente principal pela primeira vez no Terreiro Olufanjá. “A responsabilidade é muito grande, mas é gratificante. Até chegar a hora, é a ansiedade misturada com felicidade de poder estar participando desse evento tão importante para toda a cultura baiana e brasileira, de uma dimensão imensurável”, afirmou.

A fé também levou o aposentado Antônio Oliveira Ferreira, 72 anos, a viajar de Amélia Rodrigues até Salvador para agradecer uma graça recebida. “Eu tive um problema de saúde grave, fui desenganado pelos médicos. Minha esposa fez um pedido a Iemanjá, e Deus também ouviu. Eu sou um milagre. Larguei tudo hoje para pagar a promessa e ver a festa, que nunca tinha visto”, disse, ao lado da esposa Franklina Ferreira, 69 anos, devota da Rainha do Mar.

O evento, um dos mais tradicionais do calendário cultural e religioso da Bahia, movimenta não apenas a fé dos devotos, mas também a economia local. O vendedor de chapéus Josivaldo Lacerda, 38 anos, participa da festa há cinco anos e aproveita para aumentar a renda. “Aqui a gente começa a vender mais a partir das 10h, que é quando o sol aperta mais”, relatou.

A tradição também encanta visitantes de fora da Bahia. A enfermeira Ana Cláudia Melo, 50 anos, veio de São Paulo especialmente para participar da festa. “Estou achando maravilhosa, amei, amei”, declarou, elogiando uma ação de educação ambiental promovida pela Prefeitura. “Lá em São Paulo mesmo perguntaram: ‘mas pode jogar a oferenda no mar? Não é proibido?’ Aí achei muito boa essa ação, que a gente joga o perfume nas florzinhas e descarta o vidrinho corretamente”, explicou.

Serviços – Durante a festa, a Prefeitura de Salvador atua com diversos serviços para as pessoas que vão ao Rio Vermelho para saudar a Rainha do Mar. Entre eles estão os atendimentos de saúde. O coordenador do Samu, Ivan Paiva, explica que, neste ano, a base avançada do serviço foi ampliada.

“Ontem nós já tivemos um número de atendimentos acima dos anos anteriores em função da grande quantidade de pessoas que tinha aqui na rua, mas foram ocorrências sem maior gravidade. Tivemos alguns casos que foram encaminhadas à rede hospitalar para os devidos tratamentos e os demais pacientes foram atendidos e liberados aqui no local”, detalhou. 

A equipe no local conta com três médicos, equipe de enfermagem e infraestrutura necessária para garantir assistência para os participantes da festa. Ivan Paiva recomendou o uso de protetor solar e hidratação constante. “O Sol está muito forte e uma boa parte dos nossos atendimentos está relacionada a isso”, afirmou.

A Prefeitura atua ainda ordenando o trânsito, com a Transalvador, além da limpeza urbana, por meio da Limpurb, além da atuação da Defesa Civil (Codesal), Guarda Municipal e fiscalização, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Ordem Pública (Semop), dentre outros. 

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/ Secom PMS

Matérias relacionadas