Na manhã desta sexta-feira (11), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava ronda de fiscalização na altura do km 315 da BR-010, no município de Açailândia (MA), quando os policiais observaram uma motocicleta sendo conduzida de forma irregular pelo acostamento da rodovia federal, momento em que foi dado ordem de parada ao motociclista.
Durante a abordagem, os agentes observaram vários sinais que indicavam que o condutor da moto havia ingerido bebida alcoólica, como odor etílico, olhos avermelhados e falas desconexas. O motociclista foi submetido ao teste com o etilômetro (bafômetro) que indicou o teor de 1,09 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.
Em razão da constatação da embriaguez por meio do teste realizado, o condutor, de 42 anos, foi preso em flagrante pelo crime previsto no art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): conduzir veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool – embriaguez ao volante. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil do município de Imperatriz (MA) para os procedimentos legais cabíveis. Já a motocicleta foi removida ao pátio da PRF devido à ausência de condutor habilitado e apto para conduzi-la.