Por ANTONIO MASCARENHAS
Faleceu, na noite dessa quarta-feira, 14, Manoel de Souza Andrade, conhecido popularmente por Manoel de Avelino, exerceu vários mandatos como vereador, de 1993-96; vice-prefeito nos períodos 1997 a 2000, 2009 a 2012 2013 a 2016 (nesses dois últimos, nas gestões de Radaman Barreto) e prefeito de 2001 a 2004. Manoel vinha se submetendo a um tratamento de câncer, no HRSAJ, onde veio a óbito.
Algumas obras realizadas em Varzedo, nesses quase 31 anos como município, criado com a valorosa participação do saudoso Manoel que tanto lutou pelo desenvolvimento do município.
“Cumprimento vocês com tristeza dupla, pois semana passada nossa família perdeu Djalma, nosso tio, e hoje (14/05) Varzedo teve a perda de um dos seus políticos mais completos: Manoel Souza Andrade, seu Manoel de Avelino. Fora a amizade que tenho à família dele há trinta anos, independente das inclinações políticas, seu Manoel merece, neste momento, todas as honras por ele ter ocupado todos os cargos públicos municipais Nós, como amigos, devemos prestar nossas condolências à família. Seu Manoel, assim como Djalma, deixará saudades. Obrigado”, pontuou Jorge Amorim (professor e historiador).
A população poderá prestar sua última homenagem no velório realizado na Câmara de Vereadores. O sepultamento acontecerá no cemitério local, às 10 horas. Ele que deixa 6 filhos (dentre eles o vereador Luizinho e netos.
Manoel, com sua simplicidade, com sua empatia com a população de Varzedo deixa,insofismavelmente, uma lacuna. Mais que isso, deixa seu nome nos anais históricos desse município que, em que pese sua pequenas dimensões territoriais, é detentor de grandes aspirações desenvolvimentistas.
Varzedo perde, materialmente, um de seus grandes nomes, todavia, terá no coração de cada munícipe, independente de eventuais dissonâncias político-partidárias, a imagem de um dos seus filhos mais queridos. Galeria 1.2
Galeria 2.2
Imagens Galeria 2.2, enviadas por Manoel (professor e ex-Secretário de Administração de Varzedo).