Por Larissa Nunes
Muitos soteropolitanos continuam em falta com a segunda dose da vacina contra a Covid-19, situação que segue preocupando autoridades de saúde, e consequentemente, acarreta no número de casos da doença e a volta de medidas restritivas mais duras na capital.
Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, 126.836 mil residentes em Salvador estão com a segunda dose em atraso. Ao total, 3.000.498 doses foram aplicadas na capital e 1.097.570 já estão imunizados com a segunda dose. A data da segunda dose pode ser conferida no cartão obtido no ato do recebimento da primeira dose ou no site da Secretaria Municipal da Saúde.
Hoje (20), a prefeitura retoma a repescagem da vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes com 13, 14, 15, 16 e 17 anos sem comorbidades que estiverem com o nome na lista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Já as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que residem em Salvador e com nome na lista da SMS poderão procurar pontos fixos e drivers.
Também segue normalmente a vacinação de gestantes e puérperas com 12 anos ou mais com o nome no site da SMS, bem como os jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente previamente cadastradas no portal da Saúde.
As Prefeituras-Bairro da cidade estarão disponibilizando as doses da vacina contra Covid-19 exclusivamente para as pessoas com 18 anos ou mais que agendarem o serviço de atualização cadastral do cartão SUS. A medida visa otimizar a imunização dos indivíduos que emitem a 1ª via ou realizam a transferência de domicílio do cartão SUS.
Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa. A aplicação das 2ª doses Oxford, Pfizer e CoronaVac também segue normal.