A energia solar é um conceito que temos perseguido nos últimos anos para tentar encontrar uma maneira melhor de enfrentar o problema global de abastecimento de energia sem danos excessivos ao meio ambiente. É basicamente a energia obtida do Sol que pode ser convertida em uma energia que podemos usar, por exemplo eletricidade para energia térmica que será usada para aquecer ou resfriar ambientes.
Seja por razões ambientais ou financeiras, as pessoas estão cada vez mais mudando para energia solar. Aqui estão algumas informações úteis para facilitar sua transição.
A energia solar é usada principalmente para gerar calor e produzir água quente ou eletricidade. As principais tecnologias renováveis que permitem o aproveitamento da energia dos raios solares são o painel fotovoltaico, o painel solar térmico e o painel solar de concentração.
ENERGIA SOLAR EM S.A. DE JESUS E TODA A BAHIA
A KBS SUNTECK, empresa sediada em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, está oferecendo serviços na área de energia fotovoltaica, já sendo alvo de destaque nesse nicho empresarial, dada à qualidade dos serviços.
Aqueles que estiverem interessados, podem fazer orçamentos através do telefone:
Aqui estão as principais características de cada um e como eles funcionam:
1)Fotovoltaica
O painel fotovoltaico utiliza a radiação solar para produzir eletricidade através de alguns elementos semicondutores estimulados pela luz. Mais especificamente, são células fotovoltaicas feitas de silício que permitem converter a luz solar em eletricidade. Quando a luz atinge materiais semicondutores, os elétrons são canalizados e assim, produzem uma corrente elétrica.
Embora este tipo de sistema de energia solar não opere continuamente, mas apenas durante as horas em que há luz solar, ele pode atender às necessidades de locais isolados pois o sistema possui alta produção de energia solar podendo ser reservada [1].
2)Térmica
O painel solar térmico é a tecnologia que utiliza os raios solares para aquecer a água sanitária contida no seu interior num determinado reservatório. Este sistema funciona através de um coletor solar. Aquece um fluido de transferência de calor exclusivo dentro das tubulações, caracterizado por material isolante que evita o superaquecimento de seus componentes.
Os coletores solares térmicos podem ser diferenciados em dois tipos: circulação natural e forçada.
No circulação natural, os tanques de armazenamento do trocador de calor estão localizados acima dos painéis térmicos por onde circula o líquido. Em contrapartida, na forçada, uma bomba é utilizada para distribuir o fluido no trocador e no painel, enquanto o tanque está localizado abaixo dos painéis.
A utilização da energia solar térmica na produção de energia essencial para o aquecimento e abastecimento dos dispositivos permite uma aparente redução dos sistemas de climatização e aquecimento dos espaços, diminuindo a dependência de combustíveis fósseis em benefício do ambiente [2].
3)Concentração solar
O sistema solar concentrado usa alguns espelhos parabólicos para produzir eletricidade a partir dos raios do Sol e fornece calor em altas temperaturas.
Por meio de painéis solares concentrados, esses sistemas concentram toda a energia em um tubo receptor que contém o fluido de transferência de calor transferindo para turbinas a vapor para convertê-lo em eletricidade.
Além do sistema de espelhos parabólicos, conhecido como concentração pontual, que é o mais utilizado, a concentração solar pode utilizar espelhos planos posicionados no solo através dos quais conduzem os raios do Sol para o topo de uma torre (sistema de torre central).
O sistema solar concentrado também pode ser parabólico linear, ou seja, formado por tubos parabólicos, portanto sem tampa, cuja função é mais uma vez aquecer o fluido contido nos tubos.
Energia Solar: As principais vantagens
Em todas as suas aplicações, a energia solar oferece inúmeros benefícios econômicos e garante o respeito ao meio ambiente [3].
Aqui estão as principais vantagens e desvantagens a serem consideradas antes de instalar um sistema que utiliza energia solar:
1)Sustentabilidade:
A aplicação de sistemas solares permite a geração de energia com baixo impacto ambiental, pois não necessita de matérias-primas fósseis para desencadear processos de combustão, portanto, não libera substâncias nocivas na atmosfera.
2)Recursos infinitos:
Até que o Sol se apague, podemos usar a energia que chega ao nosso planeta à vontade; de fato, a irradiância média que atinge a superfície da Terra é igual a 1000 W para cada metro quadrado de cobertura e está disponível para nós. Quando houver usinas solares com rendimentos que possam explorar 70/80 por cento das necessidades, a energia fotovoltaica será o método mais utilizado para a produção de energia.
3)Diversidade de aplicação:
A energia do Sol pode ser utilizada de diversas formas: com um sistema solar fotovoltaico, que converte a luz direta dos painéis em energia elétrica; com um sistema solar térmico, que permite utilizar o calor dos raios solares para aquecer um fluido, posteriormente utilizado, por exemplo, para aquecer casas; com um sistema solar termodinâmico, que reúne as duas características das primeiras plantas mencionadas.
4) Custos baixos:
Apesar de um custo de investimento significativo para a instalação de um sistema solar, quem optar por apostar nessa tecnologia verá o custo da conta de luz cair drasticamente, terá a tranquilidade de escolher a energia verde e será capaz de comercializar seu excesso de energia de volta para a rede nacional.
5) Redução de impostos:
Por causa de seus benefícios ambientais, os governos estão incentivando empresas e proprietários de residências a mudar para a energia solar. Por exemplo, o Federal Solar Tax Credit nos EUA pode retornar até 25% de seus custos de instalação solar em seus impostos federais de renda. É sempre uma boa ideia verificar que tipo de benefícios também estão disponíveis em nível estadual e municipal aqui no Brasil.[4]
6) Facilidade de desmontagem e reutilização dos compontentes dos painéis fotovoltaicos:
Ao contrário das usinas nucleares cujos resíduos são radioativos e difíceis de armazenar, as usinas solares não geram resíduos. Pelo contrário, até 95% de um único painel pode ser reciclado e, portanto, ter um impacto ambiental superficial [5].
Conclusão
A fim de ajudar a transição do mundo para uma economia verde, precisaremos examinar mais profundamente nosso consumo de energia. Uma das melhores maneiras de fazer isso é entender os benefícios ambientais e financeiros da mudança para a energia solar. A melhor maneira de se preparar para uma transição é descobrir quais opções estão disponíveis para você, e o melhor jeito de começar é com uma pesquisa completa.Texto, Dayle Up Tea.