Por ANTONIO MASCARENHAS
Realizada, na manhã dessa quarta-feira, 05, na quadra poliesportiva de Salinas da Margarida, a abertura da Jornada Pedagógica 2020, tendo por temática “Educação de Qualidade: caminhos possíveis. Evento protagonizado pela prefeitura municipal, através da Secretaria de Educação. A secretária Mara, em entrevista, reportou-se à programação e, aproveitando o ensejo, anunciou escolas e uma creche a serem inauguradas. Falou, ainda, acerca do início do ano letivo
PERSONALIDADES PRESENTES
Capitaneando os trabalhos, a profa. Mara, Secretária de Educação na gestão municipal Wilson Pedreira. Ela que, ao lado do vice-prefeito Zelito; vereadores Miguel (presidente da Câmara), Terrinha e Bira; secretários municipais Marcelo (Cultura, Turismo, Esportes e Lazer), Claudio (Infraestrutura), Chico (Saúde), professores e outros profissionais de saúde.
TEMÁTICA PROPOSTA
“As discussões sobre educação de qualidade têm se alargado nos horizontes das pul´piticas educacionais brasileira, nos últimos anos e o município de Salinas da Margarida tem buscado integrar-se a esse contexto, primando pela implementação do seu Plano Municipal de Educação.
A jornada pedagógica é mais um espaço privilegiado de formação, debate e interação do coletivo na perspectiva de continuar trilhando caminhos possíveis rumo à educação de qualidade. Por conta disso, propiciar espaços de reflexão sobre os diversos e possíveis caminhos que envolvem saberes e fazeres dos profissionais da educação, na perspectiva de uma educação de qualidade”
PALESTRANTE
Coube a Joval Lacerda, renomado palestrante, conduzir os trabalhos motivacionais que foram desenvolvidos através de atividades lúdicas. Ele que vem se apresentando em vários outros municípios da Bahia. Ele que, em entrevista, discorreu a respeito de sua “aula-show” trouxe à baila, a importância da valorização dos profissionais de ensino em todo o pais. Acredita que educação de qualidade é feita com condições favoráveis.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira, 05
Acolhida, mesa institucional, diálogo institucional ” Educação de Qualidade: caminhos possíveis”; coffee break, certificação dos cursistas (curso para gestores e coordenadores pedagógicos e sequência didática para os professores), público alvo: trabalhadores da Educação, conselheiros, autoridades diversas do município (legislativo, executivo e religiosos).
Quinta-feira, 06
Local: Escola Modelo de Salinas: das 08 às 12, oficinas diversas “Educação de Qualidade: caminhos possíveis”
Oficina 1: Caminhos possíveis na educação infantil: os campos de experiência na perspectiva de assegurar os direitos de aprendizagem. Público alvo: profissionais da educação infantil;
Oficina 2: Caminhos possíveis nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a apropriação do sistema alfabético por meio de práticas do letramento (sequência didática). Público alvo: profissionais da educação dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Oficina 3: Caminhos possíveis nso anos finais do Ensino Fundamental: a organização da ação pedagógica por competências e habilidades como um caminho que potencializa as aprendizagens dos estudantes. Público alvo: profissionais da educação dos anos finais do Ensino Fundamental
Sexta-feira, 07
Local: Unidades escolares
Das 08 às 12horas: Planejamento