Jaguaripe: prefeito Hunaldo Costa fala sobre contenção ao coronavírus e não realização do São João

Felizmente, com apenas um óbito, município vem obtendo resultados positivos, graças ao engajamento do poder público municipal, no combate ao vírus e, mais ainda, à população que entendeu a necessidade de estar alinhado às normas estabelecidas em decretos municipais

Por ANTONIO MASCARENHAS

O prefeito Hunaldo Costa, em entrevista,destaca o momento difícil, vivenciado pelos municípios brasileiros, e que não é tão diferente em Jaguaripe. Destaca que, não fossem as medidas preventivas, adotadas em março a situação poderia estar, sem sombra de dúvidas, agravada, hoje. 

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Assevera que a confecção e distribuição de máscaras, por parte das Secretarias de Assistência Social e Saúde, utilização de EPIs por parte dos profissionais de saúde, forma providência que, inexoravelmente, surtiram efeitos. 

Lamenta, naturalmente, a ocorrência do único óbito que se deu pelo agravamento da pessoa acometida pelo vírus, pelo fato de ser detentora de comorbidade. No que concerne à realização de barreiras sanitárias no município, argumenta que, em face à multiplicidade de localidades na extensão do município, só está sendo possível sua realização em 10 localidades, nos dias de 6a, sábado e domingo, com realização de orientações e aferição de temperatura. 

Enfatiza que o município adquiriu 500 testes rápidos que estão sendo aplicados em pessoas que, eventualmente, apresentem sintomas gripais. Aqueles que apresentem sinais indicadores estão sendo objeto de monitoramento.

ZIKA, DENGUE, CHIKUNGUNYA

Além de toda uma dedicação à não proliferação do Covid-19 no município, diversas ações foram e estão sendo realizadas em prol da saúde no município, dentre elas, o combate à zika, dengue e chikungunya. Felizmente, tudo sob controle, graças, mais uma vez, ao entendimento da população no que concerne às determinações da Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde,  veiculadas pela imprensa e panfletos educativos. 

NÃO REALIZAÇÃO DO SÃO JOÃO

Inquirido acerca da não realização das festividades juninas, o prefeito Hunaldo Costa foi taxativo ao dizer que lamenta mas que, nesse momento, é muito mais importante a preservação de vidas.

Segundo ele, já havia toda uma ideia acerca da programação das festividades, com contratação de bandas que atendessem aos anseios da população mas, à luz da conjuntura atual, toda uma alegria, no seio da população, deverá ser externada no próximo ano. Nesse momento, é imperativo que se festeja a vida. 

Em todos os municípios, sobretudo do norte/nordeste, as tradições postergam-se ao longo do tempo. E o São João é uma delas. Evento que também movimenta a economia e dá asas ao turismo. Jaguaripe sabe, de cátedra, da importância que ostenta no contexto socioeconômico, cultural e político mas, antes de tudo, o foco, nesse momento é muito mais sublime. 

Enquanto isso, já que a população, nos recônditos familiares, todos se preocupem em proteger seus entes queridos, em especial, os mais idosos, de maneira que não sejam contaminados, na certeza de que essa onda, logo logo, dissipar-se-á.