As políticas ambientais da Bahia, voltadas ao desenvolvimento sustentável, foram os destaques no primeiro dia do Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes (Bahia Export 2024), que ocorreu na quinta-feira (26), na sede da Federação das Indústrias do Estado (FIEB). As iniciativas foram apresentadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) durante o painel sobre Regularização Fundiária e Licenciamento Ambiental, que contou com a participação de gestores e executivos dos setores econômicos.
Convidada como palestrante do evento, a diretora-geral do Inema, Maria Amélia Lins, ressaltou as iniciativas do órgão e apresentou perspectivas de construção coletiva de soluções e avanços para gestão ambiental no estado. “Espaços como estes são importantes para o diálogo e acolhermos os anseios do setor e da sociedade, promovendo práticas que convirjam o crescimento econômico ao compromisso com a conservação do meio ambiente. Sabemos dos desafios, mas a gestão ambiental não deve ser vista como obstáculo ao desenvolvimento e sim como princípio basilar para uma economia do presente e futuro, por isso estamos abertos a participar destes eventos e propor mesas de reuniões regulares com todos os setores, empresariais e da sociedade civil, para construir juntos soluções e avanços”.
A diretora pontuou também os investimentos do Governo do Estado em novas tecnologias, capacitação continuada do corpo técnico e sistemas de gerenciamento ambiental, fortalecendo, ainda mais, instrumentos como o licenciamento, fiscalização, monitoramento e gestão das Unidades de Conservação.
Um dos idealizadores do Fórum, o presidente do Conselho do Bahia Export, Roberto Oliva, o encontro teve como objetivo dar visibilidade ao setor produtivo e promover a sustentabilidade. “A Bahia tem um potencial de crescimento em todos os setores econômicos, temos a maior oferta de energia limpa, eólica e solar, somos berço da Amazônia Azul, a Baía de Todos-os-Santos, que movimenta mais de 40 milhões de toneladas de uma produção diversificada, com segurança ambiental e geração de emprego e renda. Estamos aqui nesse esforço coletivo, com a iniciativa privada e o poder público para dinamizar o ambiente de negócios, atendendo às diretrizes do desenvolvimento sustentável”.
Promovido pelo Grupo Brasil Export, o fórum tem programação até o dia 27, e o primeiro painel também contou com a participação de Bárbara Camardelli, Procuradora-Geral do Estado (PGE), Pedro Maia, chefe do Ministério Público da Bahia (MP/BA), Gustavo Machado, superintendente de Desenvolvimento Agrário da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia e do advogado Washinton Pimentel.
Fonte:Ascom/Inema