De conformidade com denúncias veiculadas através do site Piropo News, paciente reclama de atendimento por parte do HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus). É imperativo que providências sejam tomadas, de forma tempestiva, para que a instituição, que tanto tem contribuído para a saúde nesse e mais 30 municípios da região, e já com 10 anos de serviços prestados, possa continuar desenvolvendo suas atividades com altivez.
Faz-se necessário que a direção possa se inteirar do que vem acontecendo, de maneira que esse tipo de coisa não se repita. Dinheiro público é investido para que serviços sejam prestados de forma democrática e universal, não cabendo, por conseguinte, qualquer tipo de inobservância aos ditames pré-estabelecidos pela OMS, Ministério da Saúde e outros organismos correlatos.
Assim como nos demais países, o Brasil passa por sérias dificuldades com relação à contenção do coronavírus e a Bahia, tão bem comandada pelo governador Rui Costa, inserida nessa luta, dá um exemplo para todo o país. E para que o HRSAJ esteja atrelado a essa filosofia administrativa, não deve, de forma alguma, claudicar com relação a uma postura retilínea.
As instituições de Saúde, são naturalmente, observadas pelos organismos em epígrafe. Principalmente, no que concerne ao envio de recursos. Discrepâncias dessa magnitude acabam deixando, inexoravelmente, máculas. É imperativo que rumos sejam corrigidos e há como fazê-lo, de maneira que arestas sejam, a contento, reparadas.
Denúncias dessa magnitude acabam provocando grande ressonância, maculando, por conseguinte, toda uma trajetória da instituição. Obviamente, há espaço ao contraditório. Oferecemos espaço para que explicações plausíveis sejam externadas de maneira que, à luz dos fatos, a população possa emitir seu juízo de valor.
VEJA ABAIXO
Matérias, esclarecimentos e publicações, comentários em redes sociais pertinentes à questão, veiculadas pelo site Piropo News:
MATÉRIA 2.2
SAJ: Paciente vítima de negligência no atendimento , desmente Nota do HRSAJ
Após HRSAJ , acusar a denuncia de FAKE NEWS, usando outro site para descredibilizar o PIRÔPO NEWS e finalmente através da SECOM e da SESAB tivemos acesso a Nota do HRSAJ, publicamos e a paciente informou que o HRSAJ mentiu na Nota e enviou um vídeo esclarecendo o fato.
O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) informa, a respeito da denúncia recebida sobre falta de atendimento na emergência da unidade, que a paciente em questão deu entrada no Hospital às 20h20 do dia 02/05/2020, sendo admitida às 20h22 e atendida pelo clínico geral.
Às 20h59, o especialista supracitado realizou a analgesia da paciente e solicitou avaliação do serviço de Cirurgia Geral. No entanto, a paciente evadiu da unidade antes da avaliação solicitada a ser realizada.
O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus reafirma o compromisso com a saúde da população local e dos mais de 30 municípios circunvizinhos.
Ressaltamos que, mensalmente, são realizados, em média, mais de 7 mil atendimentos e 650 cirurgias na unidade. No último ano, a unidade completou 10 anos de serviços prestados à saúde, com a marca de 70 mil cirurgias e um milhão de atendimentos realizados.
Enviado por Vanessa SECOM ao PIRÔPO NEWS
Veja no link abaixo, matéria veiculada no PIRÔPO NEWS na noite do dia 04/05
A paciente entrou em contato com o PIROPO NEWS, para relatar que ficou 6 horas esperando por atendimento no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, sentindo fortes dores na barriga e mesmo com a pulseira amarela , não foi atendida e a informação era que o médico plantonista estava dormindo.
A suposta negligência médica teria ocorrido entre a noite do dia 02 e madrugada do dia 03.
Minutos depois da matéria ser exposta nas redes sociais, internautas confirmam que isso sempre acontece no HRSAJ
VEJA ABAIXO NOTA DO HRSAJ VEICULADA NO PORTAL INFOSAJ CHAMANDO NOSSA DENUNCIA DE FAKE NEWS:
A respeito de informações que têm sido compartilhadas via redes sociais, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) informa que todos os pacientes que dão entrada na unidade são devidamente atendidos conforme fluxos e condutas médicas previamente estabelecidos e respaldados pelos órgãos competentes. O HRSAJ dispõe de quadro médico especializado, com emergência 24h, estando apto a receber pacientes independentemente do horário e em total conformidade com o Protocolo de Manchester.
O referido Protocolo identifica pacientes prioritários de acordo com as queixas e sintomas, incluindo casos suspeitos de Covid-19, para o qual foi desenvolvido um fluxo exclusivo na unidade. Sobretudo durante a pandemia, ressaltamos a necessidade de cautela ao compartilhar informações inverídicas e reforçamos o apelo de combate às fake news por meio de redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea.
NOTA DO “PIROPO NEWS”
Nossa equipe do Pirôpo News repudia a resposta do HRSAJ, chamando pacientes de mentirosos, sendo que nossa redação deixou o espaço aberto para que a unidade hospitalar pudesse esclarecer os fatos. Tentamos contato com a assessoria do Hospital no momento da denuncia porém não conseguimos contato.
Deixamos e-mail e contato telefônico na matéria a disposição do HRSAJ, que preferiu se defender acusando a denuncia de se tratar de uma FAKE NEWS.
É triste, pois antes de sermos redação, também somos pacientes e já testemunhamos a negligência do HRSAJ por diversas vezes, o que nos deixa mais triste é sabermos que o Governador Rui Costa tem trabalhado muito por uma saúde de qualidade e não tem medido esforços para que a Bahia seja exemplo para todo o país, sem contar que o Secretário estadual de saúde o Dr Fábio Villas Boas é um dos melhores secretários do Brasil.
É inadmissível que um Hospital do porte do regional não tenha um atendimento humanizado e uma explicação coerente para a imprensa.
Vale lembrar que nosso site PIROPO NEWS há muitos anos desenvolve um trabalho sério, pautado na ética e coerência nas informações.