Dom Macedo Costa mais uma vez sai na frente, implantando sempre novos projetos. No Brasil de hoje, a má alimentação não é problema exclusivo de pobres nem de ricos, gente de todas as classes sociais se alimentam mal. A adoção de hábitos saudáveis, não só dos indivíduos, mas também de suas famílias e comunidade é um direito e um recurso aplicável à vida cotidiana. O projeto teve como objetivo estimular a produção sustentável de alimentos, pautada nos princípios agro ecológicos, proporcionando uma melhoria na qualidade da merenda escolar, a compreensão dos benefícios dos alimentos orgânicos para a alimentação humana e a necessidade de preservação do ambiente natural.
A ESCOLA MUNICIPAL PROF.ª MARIA BERNADETE BORGES PINHEIRO desenvolve este projeto com muito sucesso!
Os alunos do 6º ANO B, direcionados pelas Coordenadoras Luana Ribeiro, Luzileide Santos e o colaborador Domingos Lemos, realizaram plantio, irrigação e limpeza dos canteiros das hortaliças cultivadas pelos mesmos no espaço reservado na Secretaria Municipal de Educação.
O desenvolvimento da proposta de horta na escola possibilita a integração entre os alunos, os professores e demais profissionais da escola.
Objetiva-se em conceitos de educação ambiental, desperta o pensamento crítico no aluno para que ele se reconheça enquanto parte do meio ambiente, e também por isso, é necessário preservá-lo. Estimula a adoção de bons hábitos alimentares. Valoriza o trabalho em equipe. Conscientiza a respeito da importância dos alimentos orgânicos.