Líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner (PT) avaliou que a relação do governo federal com o Legislativo tem, nos últimos meses da gestão Lula 3, sido redesenhada. Em entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (10), o petista afirmou que, aos poucos, os parlamentares estão entendendo as mudanças e “desmamando do toma lá, dá cá” criado entre o governo Jair Bolsonaro e o Congresso Nacional.
“As coisas estão entrando no lugar. Como já disse algumas vezes, os quatro anos do governo anterior colocaram a política no vício e numa relação muito árida, pragmática na relação do Executivo e o Legislativo. A expressão toma-lá-dá-cá é antiga”, afirmou o senador.
O petista reconheceu que, até certo ponto, a troca de projetos e cargos por apoio faz parte do jogo político, mas, para ele, o governo Bolsonaro resumiu a relação com o Legislativo ao “toma lá, dá cá”. Na análise de Wagner, a percepção dessa mudança está acontecendo aos poucos, como um processo de “desmame”.
“É igual quando toma cortisona para parar, você não para de vez. Você tem que desmamar. Eu acho que está havendo um processo de que está caindo a ficha, de que a relação com esse governo é outra. Não é que não vai ter emenda, continua a ter emenda. Gente querendo estar no lugar. Mas não é um governo desse padrão. O governo Lula tem um projeto para o Brasil”, disse. Foto: Filipe Luiz/Metropress. Metro 1.