O Governo Federal anunciou, nesta terça-feira, 6, que vai investir R$ 4,7 bilhões, em rodovias e ferrovias estratégicas para o escoamento da safra de grãos em 2024. O aporte foi anunciado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).
O montante representa um aumento de 31% em relação às verbas destinadas a essas áreas em 2023 (R$ 3,6 bilhões). De acordo com o Ministério dos Transportes, foi investido R$ 1,9 bilhão nas rotas do agro em 2022.
Esses investimentos prevê 60 obras estruturantes e pavimentação de 5 rodovias. Eles foram divididos em duas grandes áreas de escoamento da produção do agronegócio brasileiro, o Arco Norte (regiões Norte e Nordeste) e o Arco Sul (regiões Sul e Sudeste). Os Estados da região Centro-Oeste fazem parte dos 2 segmentos.
Os recursos serão destinados da seguinte forma:
– Arco Norte: R$ 2,66 bilhões
– Arco Sul: R$ 2,05 bilhões..
Entre as obras, o governo planeja intensificar as obras da Fiol 2 (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), Transnordestina e da Fico (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste).
O Ministério dos Transportes quer realizar 10 leilões de concessões rodoviárias relacionados diretamente a rotas de escoamento da produção agrícola. A estimativa é que esses certames arrecadem R$ 95 bilhões para melhoria desses corredores. Veja abaixo a divisão:
BR-364/RO – R$ 8,2 bilhões; BR-070/174/364/MT/RO – R$ 7,7 bilhões; BR-060/364/GO/MT – R$ 5,5 bilhões; BR-060/452/GO – R$ 6,3 bilhões; BR-020/060/070/080/GO – R$ 10,7 bilhões; BR-040/GO/MG – R$ 10,6 bilhões; BR-153/262/GO/MG – R$ 9,4 bilhões; BR-262/MG – R$ 7,9 bilhões; Lote 3 do Paraná – R$ 13,5 bilhões; Lote 6 do Paraná – R$ 14,8. Esses investimentos prevê 60 obras estruturantes e pavimentação de 5 rodovias –