quarta-feira, janeiro 15, 2025
InícioBAHIAGoverno do Estado marca presença na Lavagem do Bonfim com ações integradas...

Governo do Estado marca presença na Lavagem do Bonfim com ações integradas de valorização cultural e garantia de direitos 

De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, a Lavagem do Bonfim representa a alma e a força do povo baiano. “O Governo do Estado participa ativamente dessa manifestação de fé e valorização da nossa cultura, uma tradição que acolhe baianos e turistas. Estamos investindo em ações integradas para que todos possam vivenciar essa experiência única, fortalecendo nossas raízes culturais e impulsionando o turismo na Bahia”, ressalta o governador.

Segurança

Para ações da Segurança Pública na Lavagem, o Governo do Estado está investindo R$ 1,4 milhão. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai empregar cerca de dois mil policiais militares, civis, peritos e bombeiros, para realizar ações preventivas, de inteligência e de resgate. Além disso, viaturas e aeronaves serão utilizadas no patrulhamento durante o trajeto.

Para auxiliar no monitoramento, serão instaladas 79 câmeras em diferentes pontos do percurso, algumas delas com tecnologia de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares. Duas Plataformas de Observação Elevadas (POEs) ficarão estacionadas em pontos estratégicos, com centrais de videomonitoramento para acionamento célere das equipes.

No Centro de Operações e Inteligência (COI), 22 órgãos estaduais, federais, municipais e entidades privadas atuarão no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que será ativado para a festa.

Valorização da cultura popular

O Governo do Estado também executa ações para fortalecer a cultura popular, apoiando a apresentação dos blocos de matriz africana, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza, Bloco da Saudade, Bloco da Capoeira, Proibido Proibir, Bloco Amor e Paixão, Afrodescendentes da Bahia, Bloco Afro Mundo Negro, Bloco Ki Beleza, Afoxé Ilê Oya do Abacaxi, Bloco Samba e Folia.

Estes blocos foram contemplados com investimento do programa Ouro Negro 2025, para o desfile na Lavagem do Bonfim, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-BA) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Durante o percurso da festa, a Sepromi também distribuirá ventarolas com informações de combate ao racismo e intolerância religiosa.

Bloco do turismo

Com o bloco Agô Bonfim, formado por servidores estaduais, empresários e profissionais do trade turístico, a secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) desfilará mais uma vez rumo à Colina Sagrada. O grupo se concentra na Conceição da Praia, nas primeiras horas da manhã, e segue pelo trajeto, ao som da percussão do bloco Muzenza, com 40 baianas levando flores e água de cheiro.

O bloco do turismo terá um ponto de apoio, com receptivo na Avenida Beira Mar, nas imediações da Igreja do Bonfim. Na Lavagem, a Setur-BA e o trade irão celebrar a liderança da Bahia no turismo nacional. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo (MTur), mais de 9 milhões de visitantes circularão pelo estado durante a alta estação, com injeção de R$ 23,7 milhões na economia.

Apoio às mulheres

Equipes técnicas e especializadas da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) atuarão durante a Lavagem do Bonfim para atendimento e suporte às mulheres, em casos de violências de gênero. Serão distribuídos materiais informativos, como ventarolas, adesivos e tatuagens temporárias com mensagens de conscientização e sensibilização sobre prevenção ao assédio e à importunação sexual, no âmbito da campanha Oxe, me respeite!

As abordagens educativas orientam sobre a Lei Maria da Penha e disponibilizam informações sobre canais de denúncia, como o Disque 180, e a Rede de Enfretamento à Violência contra as Mulheres, a exemplo da Casa da Mulher Brasileira, que funciona 24 horas, todos os dias.

Garantia de direitos

Com o projeto “Direitos Humanos em Eventos Populares da Bahia”, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) também participa da festa com a mobilização de agentes para a distribuição de peças da campanha “Respeito é Nosso Direito!”, com apelos publicitárias voltados à prevenção, defesa e promoção dos direitos de segmentos vulnerabilizados da população, bem como direcionadas ao combate a toda e qualquer forma de discriminação desses públicos, na perspectiva de coibir a prática do capacitismo (pessoas com deficiência), do etarismo (pessoas idosas), da LGBTfobia, do racismo, da violência e da exploração sexual infantojuvenil.

Esporte e Solidariedade

O Centro de Boxe e Artes Marciais professor Waldemar Santana, equipamento da Sudesb, órgão da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), iniciará as atividades do Projeto Núcleos de Esporte de Lutas e Combates, nesta quinta-feira (16), durante a Lavagem do Bonfim. Professores, alunos e servidores participarão do cortejo com camisas alusivas ao evento, trocadas por alimentos que serão doados à campanha Bahia Sem Fome.

A equipe seguirá com uma faixa divulgando o projeto, saindo da Igreja da Conceição da Praia e finalizando no Centro de Boxe, no Largo de Roma. O evento promove integração social, fortalecendo laços entre participantes e celebrando o espírito festivo.

Matérias relacionadas