Genival Deolino fala sobre como município se prepara para eventuais impactos, com construção da Ponte Salvador-Itaparica e aulas presenciais, em SAJ

Gestor, além de discorrer sobre essa preocupação sobre as demandas que deverão ser atendidas, à luz do impacto gerado pela efetivação do corredor econômico, outorgou à Secretária de Educação para falar sobre a situação das escolas e a volta das aulas presenciais.

Por ANTONIO MASCARENHAS

INPACTOS DECORRENTES DA CONSTRUÇÃO DA PONTE SALVADOR-ITAPARICA

Com a construção da ponte Salvador-Itaparica (anunciada pelo governo Rui Costa), que, dentre outros aspectos, irá criar o “corredor econômico” que terá Santo Antonio de Jesus no “epicentro” dessa rota de desenvolvimento, na medida em que fará ligação com a ferrovia Leste-Oeste, mudanças significativas acontecerão em toda região trazendo progresso, evidentemente, todavia, no seu bojo, impactos sociais, econômicos e ambientais. 

Obviamente que cada gestor dessa “faixa territorial” deverá já ir adotando procedimentos no tocante à elaboração de diretrizes que possam ensejar ações que, a curto e médio prazos, deem condições de sustentabilidades a esses municípios, principalmente, no que concerne à minimização de impactos esperados. Ações que deverão contar, não apenas com ações conjuntas das diversas secretarias. Mais que isso: envolvimento da sociedade civil organizada, com realização de conferências, seminários, etc. 

Demandas aumentarão em todas as esferas, dentre elas, no tocante à necessidade de mais moradias, mais e melhores escolas e unidades de saúde para atender à população; melhores condições de segurança, trafegabilidade, preservação do meio ambiente e, o que também é importante, capacitação dos jovens, de maneira que estejam preparados para adentrar ao mercado de trabalho. 

Consubstanciado nessa preocupação é que a Tvsaj formulou questionamento versando sobre essa questão, na coletiva de imprensa realizada pelo chefe do executivo, na manhã dessa segunda-feira, oportunidade em que, além da explanação audio-visual, anteriormente realizada, respondeu aos questionamentos veiculados pela imprensa.

ESCOLAS MUNICIPAIS

Outro questionamento formulado pela Tvsaj ao prefeito, versou sobre a educação: “Como sua gestão encontrou as escolas municipais e como essas unidades estão preparadas para eventual início das aulas presenciais em 2021?”, ao que outorgou à Secretária de Educação, Maria Renilda Barreto, presente na oportunidade, a responder. CONFIRA