Fora de casa, Bahia vence o Vasco e pontua pela primeira vez no Brasileirão

Com o triunfo, Tricolor sai da zona de rebaixamento, após duas derrotas consecutivas para Bragantino e Botafogo

O Bahia tirou um “caminhão” das costas após bater o Vasco dentro do São Januário, na noite desta segunda-feira (1º). Em partida que encerrou a terceira rodada do Brasileirão, o Tricolor visitante ganhou por 1 x 0, com gol de Thaciano, e conquistou os primeiros três pontos na competição.

O Esquadrão entrou em campo mais aliviado após a goleada em cima do Volta Redonda no meio da semana, que rendeu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. Mas as derrotas para Bragantino e Botafogo, nas duas primeiras rodadas do Brasileirão, pressionavam o time, que ocupava lugar na zona de rebaixamento.

Desde 1971, ano do primeiro Campeonato Brasileiro, Vasco e Bahia já se enfrentaram 44 vezes. E o Tricolor manteve a vantagem nos triunfos com o jogo desta noite: venceu 16 partidas, enquanto o Cruzmaltino ganhou onze. Mas o equilíbrio prevalece neste confronto direto: são 17 empates.

Na próxima partida, o Bahia recebe o Coritiba na Arena Fonte Nova. O jogo, válido pela quarta rodada do Brasileirão, será no domingo (7), às 16h.

O JOGO

Primeiro tempo

O triunfo parcial do Bahia na primeira etapa veio de uma aposta que tem dado certo: na sua volta, Thaciano abriu o placar para o Tricolor e foi o melhor jogador da equipe. O volante ficou afastado após uma tendinite no quadril. Mas o resultado não traduziu o primeiro tempo do jogo. O Esquadrão, que começou com uma bola na trave de Jacaré aos dois minutos, passou sufoco. Os primeiros dez mostraram um confronto lá e cá, com boas oportunidades para os dois lados. Depois, muito volume de jogo do Vasco. Numa marcação alta, o Cruzmaltino ofereceu dificuldade para o Tricolor com bolas em profundidade e criou mais chances de gol. Não converteu. O Bahia, no fim da etapa, foi lá e fez.

O Vasco começou marcando em cima, num São Januário com mais de 19 mil pessoas e uma torcida animada. Aos dois minutos de jogo, porém, no primeiro ataque do Bahia, Jacaré recebeu na entrada da área, após boa jogada de Cauly, e bateu colocado. Léo Jardim conseguiu defender com as pontas dos dedos e a bola foi na trave. Quase gol do Tricolor.

Na resposta, aos 6, Alex Teixeira chutou forte. Marcos Felipe defendeu e deu rebote, mas Pedro Raul passou da bola e não conseguiu finalizar.

Aos 12 e 14, mais chances com o atacante alvinegro. No primeiro lance, foi travado pela defesa do Bahia. Em seguida, ele chutou forte na entrada da grande área para boa defesa de Marcos Felipe. Aos 20, chute de Marlon que foi para fora. Pressão do Vasco em cima do Bahia.

O placar de 0 x 0 não condizia com a partida, com um Vasco superior, após os 30 minutos de jogo. O Bahia apostava nos contra-ataques.

Aos 43, Thaciano achou espaço, limpou dentro da área e bateu colocado no canto. O Bahia abriu o placar em jogada individual do melhor jogador da equipe em campo.

Segundo tempo

A segunda etapa foi do Bahia. O Vasco sentiu o gol e veio para campo sem a mesma intensidade. O Tricolor, pelo contrário, explorou os espaços deixados pelo Cruzmaltino. Apesar de melhor e mais perigoso no jogo, o time baiano não conseguiu converter e perdeu a chance de ampliar o placar. O fim da etapa ganhou contornos emocionantes, na tentativa de empate do Vasco. No entanto, os primeiros três pontos vieram para o Bahia, que respirou aliviado no Brasileirão.

Nos primeiros cinco minutos de jogo, muita pressão do Esquadrão. Aos 4, em jogada ensaiada, Cauly bateu colocado no canto esquerdo do gol para defesa de Léo Jardim.

Aos 11, Jacaré, em jogada de velocidade, tocou para Cauly, que devolveu, mas o ala chutou por cima do gol.

Tentando o empate, aos 18, Puma cruzou, a bola sobrou para Carabajal, que tentou chutar colocado. O chute explodiu na zaga do Bahia e saiu em escanteio. Carabajal cobrou fechado com perigo, mas a defesa tricolor afastou de novo.

Aos 23, Arthur Sales ficou na cara do gol, mas chutou em cima de Léo Jardim. Depois dos 30, o Bahia se fechou atrás, esperando um contra-ataque.

Em cobrança de falta, Orellano chutou colocado aos 41, no cantinho, mas sem muita força, e Marcos Felipe fez a defesa.

Aos 50, Inacreditável Futebol Clube. Biel escapou pela esquerda e colocou Arthur Sales na cara do gol. O atacante deixou a bola escapar e perdeu um gol incrível! Em seguida, Diego Rosa chutou de fora da área e obrigou Léo Jardim a fazer uma grande defesa.

FICHA TÉCNICA

Vasco 0 x 1 Bahia
Série A – 3ª rodada
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º/05/2023 (segunda-feira)
Horário: 20h
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP)
Quarto árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA-RS)

Gol: Thaciano (Bahia)
Cartões amarelos: Andrey Santos, Maurício Barbieri (Vasco) / Acevedo, Matheus Bahia, Ademir, Jacaré (Bahia)

Vasco: Léo Jardim, Puma Rodríguez, Robson Bambu, Léo © e Lucas Piton; Andrey Santos (Rodrigo), Jair (Rwan), Marlon Gomes (Carabajal); Alex Teixeira (Orellano), Gabriel Pec (Erick Marcus) e Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri

Bahia: Marcos Felipe, Kanu ©, David Duarte e Rezende; Jacaré, Acevedo, Thaciano (Diego Rosa), Matheus Bahia (Chávez) e Cauly (Yago Felipe); Ademir (Biel) e Everaldo (Arthur Sales). Técnico: Renato Paiva. Foto: Rafael Machaddo/EC Bahia. Metro 1