Por FAFAEL LOPES
Santo Antônio de Jesus vem se consolidando como celeiro gastronômico no Recôncavo da Bahia. É o que mostram os dados divulgados nesta segunda-feira (5) pelos organizadores do 5º Festival Gastronômico Sabores de SAJ. Ao longo de cerca de um mês de realização, em 34 empresas participantes, o evento movimentou cerca de R$ 1,5 milhão e mais de R$ 587 mil em mídia espontânea. A apresentação de resultados foi feita durante o encerramento do festival no GPS GastroBar.
“É muito importante que os empreendedores fortaleçam esse tipo de atividade, porque isso faz com que a cidade seja mais representativa e que festivais como este aconteçam cada vez mais. Santo Antônio de Jesus não tinha tradição em realizar festivais gastronômicos e hoje é uma referência para a região e motiva outras cidades a também fazerem”, destacou o gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira.
Ele ressaltou que o principal papel do Sebrae é fortalecer as micro e pequenas empresas do segmento de alimentação fora do lar. “Essa não é uma ação individualizada, ou seja, o Sebrae realiza um acompanhamento ao longo do ano com consultorias, cursos e qualificações com um trabalho diferenciado para proporcionar um melhor ambiente de negócios e relacionamento com seu público”, acrescentou Oliveira.
Com um ano de mercado, a Boi Dourado participou pela primeira vez do festival e já visualiza os resultados. “Estamos muito felizes com a participação no evento. Quanto mais divulgarmos nossos produtos e serviços, melhor. O que mais agregou em nossa participação foi a demanda de produzir uma gastronomia voltada para o interesse do nosso público, traduzindo o desejo dos consumidores no nosso prato, que foi um filé mignon ao molho de uva”, avaliou o empresário Diogo Angeli.
Angeli reforçou a importância de apresentar o município como polo gastronômico do Recôncavo Baiano. “Eu não vou sair do festival do jeito que entrei. Sem dúvida alguma, sairei melhor”, completou.
Quem também celebra os frutos do festival é Patrícia Leondy, empreendedora na Amsterdam Cafeteria. A microempresa tem apenas nove meses no mercado e já se diferencia por trabalhar com café especiais. Com a utilização de grão arábico, o café servido na Amsterdam Cafeteria evidencia um aroma com notas florais e leve acidez, corpo equilibrado e finalização marcada, certificado pela Specialty Coffee Association (SCA).
“Ter participado do festival foi sensacional pois aumentou a nossa visibilidade. Minha gratidão, primeiramente ao público, que entendeu a proposta e nos prestigiou com manifestações emocionantes. O evento nos contagiou com o sentimento de missão cumprida e nos deu forças e a certeza de que estamos no caminho certo”, comemorou Leondy.
5º Festival Gastronômico Sabores de SAJ
Esta edição do festival trouxe como tema “Histórias de Sucesso da nossa Cozinha”, apresentando pratos carro-chefe dos estabelecimentos com um menu repleto de iguarias locais no caminho de valorização das identidades e potencialidades do município. O público pôde degustar desde pratos com carnes vermelhas, peixes e camarão, até deliciosos quitutes e sobremesas, salgados e sanduíches. Ao todo, 38 pratos puderam ser experimentados em 34 empreendimentos espalhados pela cidade entre as categorias: Prato Principal, Comida de Boteco, Lanches e Doces e Sobremesas.
O 5º Festival Gastronômico Sabores de SAJ é uma realização conjunta do Sebrae, prefeitura municipal de Santo Antônio de Jesus, Sindibarh, Senac, Abrasel e Sincomsaj e conta com patrocínio do Banco Sicoob, Vertrau, Pepsi Black, Gráfica Exemplar, Ideia Ativa, Avigran e Mercadão Supermercado.
VEJA FOTOS. TAMBÉM PUBLICAREMOS VÍDEO RESUMO