Festival de Saveiros, promete muitas atrações e resgate de tradições, em SÃO FÉLIX

Por ANTONIO MASCARENHAS

Programado para os dias 29, 30/04 e 01/05, o Festival de Saveiros, na bucólica cidade de São Félix, recôncavo baiano. São Félix de tantos cantos e encantos, está inserida na rota turística da Bahia e, como tal, tenciona, após dois anos de paralização, por conta da pandemia do coronavírus, fazer eclodir esse projeto de grande importância no município e região.

“O Festival de Saveiros tem o objetivo de retratar a memória. Temos uma geração que desconhece a importância desses saveiros. A importância econômica, principalmente para o desenvolvimento da região. Trazer à tona a importância das águas para o turismo, esporte e economia. Hoje a gente pode construir isso com canoas, caiaques, jet ski… Trazer o esporte com a valorização das águas” pontua Carine Araújo, proprietária da Tabuleiro Produções, ao lado de Vandic e Márcio Soares).

“Vai ter espaço para as pessoas comercializarem seus produtos. Vamos ter uma feira de arte em meio ao festival. O evento é para a gente ter uma oportunidade de alegria, após 2 anos de restrições (protagonizadas pela pandemia). E quem ganhar o Festival, vai ganhar uma vela pintada à mão…”, destacou Marcinho (fotógrafo e um dos organizadores do evento).

“Pra mim é uma grande felicidade, até porque, todos esses anos de laboratório…Hoje é o primeiro passo para que as pessoas conheçam o que podemos fazer. Festival de Saveiros não só tem saveiros. A gente precisa fazer com que essas águas promovam turismo. É o primeiro passo para uma grande caminhada..”, salientou Vandi Vieira (idealizador do projeto).

O projeto de apoio institucional da Prefeitura de São Félix, gestão Alex Aleluia/Bartinho. Conta, ainda, com apoio do governo do Estado.