Por ANTONIO MASCARENHAS
Gigantescas filas de veículos têm sido uma constante, nos trechos que antecedem o trevo de Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, nos dois sentidos, principalmente nos finais de semana em que aumenta, de forma considerável, o fluxo de caminhões e, principalmente, automóveis, conduzindo pessoas para a travessia Ilha de Itaparica-Salvador e vice-versa.
ACIDENTES
Acontece que, no período de festas de final de ano e nessa época de veraneio e carnaval, a situação se complica ainda mais. Longos engarrafamentos acabam se formando, provocando atraso e, mais que isso, suscitando a ocorrência de acidentes: determinados condutores de veículos, no afã de evitarem as filas, acabam adentrado pelo centro da cidade de Nazaré no intuito de acelerarem a passagem.
Só que, alguns deles, de forma irresponsável, no trecho de Bon Despacho-Nazaré (próximo à pedreira) adentram à cidade em trecho um pouco distante do acesso e, quando acontece um veículo transitando em direção contrária, são obrigados a se conduzirem pelo acostamento. Não sem antes, se submeterem ao perigo de uma colisão frontal e, por extensão, “deixar a sobra” para outros veículos que estejam na fila.
SEMÁFORO
O Semáfaro existente desempenha o importante papel de controle do trânsito, todavia, acaba gerando esses engarrafamentos. Durante o dia, a administração municipal de Nazaré coloca agentes de trânsito para facilitar o escoamento, todavia, mesmo assim, a situação acaba se tornando deficiente em face do fluxo intenso.
PONTE SALVADOR-ILHA DE ITAPARICA
Caso o projeto do governo do Estado venha, de fato, materializar-se, no que concerne à construção da ponte que liga Salvador-Itaparica, diante do intenso fluxo de veículos, far-se-á necessária a duplicação da BA-001, incluindo, naturalmente, esse trecho do trevo de Nazaré, provavelmente, com a construção de um viaduto.
Independente da cristalização desse projeto, é de bom alvitre que o governo Rui Costa ou seu sucessor, a partir de 2021, possa incluir, na agenda, uma solução tempestiva para minorar essa situação que tende a agravar-se paulatinamente.
CORREDOR ECONÔMICO-FINANCEIRO
Dentre as premissas elencadas pelo governo do Estado, a criação de um “corredor econômico” nessa região da Ilha de Itaparica até a conexão com a ferrovia leste-oeste, gerando amplas possibilidades de desenvolvimento aos municípios que margeiam a rodovia.
Nesse contexto, Vera Cruz, Itaparica, Salinas, Nazaré, Aratuípe, Jaguaripe, Muniz Ferreira, Santo Antonio de Jesus e tantos outros municípios serão beneficiados, caso esse intento não sera faraônico. Acontece que essa situação de Nazaré das Farinhas é, insofismavelmente, o “calcanhar de Aquiles”. E não se pode deixar para quando a ponte for construída. Postergar essa ação de infraestrutura é, no mínimo, dá asas ao tão conhecido jargão popular: “pisar na bola”.
Fotos, Antonio Mascarenhas (retornando da Ilha, nesse domingo, 13, por volta das 18h).