Etapa da Jornada Pedagógica, no Palma, trouxe à baila questão da “reoganização do tempo escolar”: JAGUARIPE

Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Jaguaripe, através da Secretaria de Educação, realizou a Jornada Pedagógica do ano em curso em quatro núcleos: Palma, Mutá, Camassandi e sede, em eventos que superaram expectativas, não apenas pela maciça participação de professores e demais profissionais de ensino, bem como autoridades constituídas, mas, principalmente, pelas discussões que foram desenvolvidas de forma construtivista. 

DISTRITO DO PALMA

No Colégio Municipal Manoel Francisco Lobo, Palma, sob o comando de José Augusto (diretor) e Danielle Neves (vice),foi realizada uma das etapas dessa jornada pedagógica. Coube a Graça Prates a condução dos trabalhos que tiveram por escopo tratar aceca da “reorganização do tempo escolar” que já é uma prática em diversos rincões do Estado e que, agora, está sendo implantado em Jaguaripe. Dentre os presentes, além da titular da pasta, Fernanda Gomes, e dos diretores em epígrafe, Graça Prates e Laura Nazaré.

Segundo Graça, a LDB permite essa alternativa para melhorias significativas ao ensino/aprendizagem. Nessa nova sistemática os ensinamentos serão ministrados em 3 unidades e, em cada uma delas, 3 avaliações, perfazendo 9, ao longo do ano letivo. Com isso, as avaliações se tornam mais efetivas, mesmo porque são feitas, praticamente, de forma concomitante com os ensinamentos tempestivos. 

Cabe ao Conselho de Classe a realização de avaliações, de maneira que tudo o quanto seja ministrado possa distanciar-se. Uma sistemática que, na visão de Graça, é bem vinda pedagogicamente. Nessa galaria, inseridas algumas fotos da culminância da Jornada na sede do município. Fotos Antonio Mascarenhas