domingo, julho 7, 2024
InícioBAHIAEstudantes dialogam sobre projetos estruturantes na Feira Literária de Cabaceiras do Paraguaçu

Estudantes dialogam sobre projetos estruturantes na Feira Literária de Cabaceiras do Paraguaçu

Cabaceiras do Paraguaçu, município localizado a 157 km da capital baiana, está recebendo a terceira edição da Feira Literária Internacional de Cabaceiras do Paraguaçu (Flipar), que prossegue até este sábado (25), no Parque Histórico Castro Alves. O evento, iniciado nesta quinta-feira (23), com o tema central “Africanidades brasileiras”, conta com a participação dos estudantes do Colégio Estadual Alberico Gomes, que estão promovendo uma roda de conversa sobre a contribuição dos projetos estruturantes para a formação integral dos alunos.

As estudantes Lavínia Dias da Silva da Conceição, Luiza Conceição da Silva e Brena dos Santos Nunes, ambas de 18 anos, comandam a mesa, mediada pela coordenadora do colégio, Caliane Costa. Elas compartilham suas experiências de participação nos projetos estruturantes de arte e cultura da escola, destacando os prêmios conquistados e a importância desta iniciativa no desenvolvimento escolar.

“Esta participação, aqui na Flipar, está sendo muito importante para nós três, pois nos dá um espaço para falar com outras pessoas sobre a arte cultural que faz parte da nossa vida e da nossa escola. Estou muito feliz”, afirmou Lavínia.

Foto: Ascom/SEC

Os professores da unidade escolar, Allysson Nogueira e Laís Moreira, também participam da programação da Flipar, com o bate-papo “Literário – saberes, cuidados e ancestralidade”. Além dos palestrantes, aproximadamente 200 estudantes da referida unidade sediada em Cabaceiras do Paraguaçu e 50 que estudam no anexo da unidade escolar, localizado no distrito de Geolândia, também participam do festival. Eles visitam os diversos espaços e prestigiam as atrações de teatro, música, dança e literatura, que compõem a programação do evento, inclusive, a exposição de quadros classificados na etapa regional do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) da estudante Brena dos Santos Nunes. 

Foto: Ascom/SEC

“É muito gratificante ter esse reconhecimento das nossas obras e de todo o trabalho que fazemos na escola. Está sendo incrível ver os meus quadros expostos aqui, na feira. É uma sensação de trabalho feito. Já tem três anos que comecei a expor minha arte, mas essa sempre vai ser a sensação quando acontece algo assim como a Flipar”, ressaltou Brena.

Fonte: Ascom/SEC

Matérias relacionadas