Entre os dias 13 e 14 de agosto, Salvador é sede do II Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito (Educatran 2024) – Etapa Nordeste. O evento reúne profissionais dos diversos segmentos da sociedade, entidades e órgãos públicos da União, Estados e Municípios com o intuito de somar forças para, juntos, trabalhar desafios, compartilhar experiências e desenvolver ações conjuntas no campo da educação para o trânsito.
Na programação do encontro estão previstos painéis sobre ações educativas e de boas práticas no trânsito, soluções de engenharia para melhorar a mobilidade, promoção da segurança do trânsito e uma maior integração dos entes que compõe o SNT. Além disso, serão realizadas oficinas técnicas sobre segurança viária, apresentação de ferramentas e recursos tecnológicos, dentre outras temáticas e palestras.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais e federais das três esferas, além de especialistas renomados na área de segurança viária. Eles defenderam a importância da integração, do intercambio de ideias e envolvimento dos diversos setores na busca de ações que visem preservar vidas. Também falaram sobre os desafios da educação para o trânsito em seus setores de trabalho.
Para a Diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Maria Alice Nascimento Souza, o encontro é um momento único e de muita sinergia que vai reunir esforços das instituições em âmbitos federal, estadual e municipal, para de forma integrada, buscar a construção de uma agenda comum com o objetivo maior de reduzir as mortes e sinistros no trânsito.
O Diretor de Operações da PRF, Marcus Vinícius Silva de Almeida, destacou a importância da atuação integrada entre as instituições. Finalizou sua fala reafirmando que a PRF está firme nessa diretriz de cooperação, que busca sensibilizar os usuários das rodovias na construção de um trânsito mais seguro.
Já o superintendente da PRF na Bahia, inspetor Vagner Gomes, enfatizou que o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Falou também a respeito da importância do trabalho de integração e ressaltou que a conscientização é essencial na difusão de informações sobre educação para o trânsito que salvam vidas.
A palestra da PRF Janaína Sousa, chefe substituta do Setor de Educação para o Trânsito (SET), abordou projetos da instituição voltados a educação para o trânsito, como o Educar PRF, Fetran e Trânsito Compartilhado.
Durante o encontro, os PRFs Anderson Pacini e Ruy Neto irão proferir a palestra “Sinistros de Trânsito – Abordagens múltiplas para um problema complexo”. Haverá ainda a participação do chefe do Setor de Educação para o Trânsito (SET) da PRF, Jeremias de Freitas Costa, como debatedor no Painel “Novos Paradigmas da Educação para o Trânsito”.
Participam também do EDUCATRAN 2024, o coordenador-geral de Segurança Viária, inspetor Jeferson Almeida Moraes e equipe da CGSV, integrantes do Grupo de Educação para o Trânsito (GETRAN) da Bahia e dos outros estados do Nordeste.
A PRF ressalta que o compromisso com a educação no trânsito estende-se para além das estradas e segue promovendo ações contínuas de conscientização em escolas para crianças e adultos, empresas com frotas, e instituições parceiras, buscando alcançar ainda mais pessoas, sensibilizando cada indivíduo para se chegar a paz que toda a coletividade merece ter no trânsito.
Somente em 2023, as ações de educação para o trânsito promovidas pela PRF na Bahia alcançaram mais de 100.000 pessoas.
PARA MAIS FOTOS – CLIQUE NO LINK: https://drive.google.com/drive/folders/10E_zrNFFHm76mEefTyuaoa8uxLCQ4GrO
PNATRANS
As ações do Educatran ocorre nas cinco regiões do país e têm como base o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e as diretrizes definidas na Política Nacional de Trânsito.
Com o trabalho dos órgãos de trânsito e a participação da sociedade, o Brasil pretende diminuir o número de mortes no trânsito pela metade. A expectativa é que as ações desenvolvidas em todo o país consigam preservar 86 mil vidas até o fim do prazo definido quando o plano foi implementado e atender ao planejamento da Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).