A programação musical está prevista para começar às 15h, com as atrações musicais: Bonde do Vaqueiro, pela primeira vez em Muniz Ferreira; além de Neném Coração de Vaqueiro; Carol Souza; Rogério Santana e Marcelo; e nos intervalos Dj Ferrary e Dalton Paredão.
Para participar é necessário trocar 2kg de alimento por 1 ingresso nos pontos de coleta na Farmácia Araújo em Muniz Ferreira, W.J Modas no Distrito do Onha, Lojas Trappo e Fazenda e Cia em Nazaré das Farinhas e na Selaria Gomes em Santo Antônio de Jesus.
O evento terá estrutura de segurança para oferecer aos moradores, turistas e apaixonados por montarias e cavalgadas, a melhor experiência cultural, resgatando a Muniz Ferreira o título de “capital das cavalgadas”.
Capital das Cavalgadas, assim era titulada Muniz Ferreira, 8 cavalgadas ao ano, segundo Vavá Almeida, vice-prefeito da cidade, porém esse título foi se enfraquecendo com o aumento da inflação, pois manter o esporte ficou caro, além da falta de apoio e patrocínio. Ainda segundo o vice-prefeito do município, na pandemia surgiu a modalidade de montaria, uma maneira de se reinventar, no qual grupos de montarias com camisas próprias organizavam independentemente o esporte. Vavá ressaltou ainda que a tradicional cavalgada de São Jorge é a única que mantém acesa no ano, com intuito filantrópico religioso.
O Encontro de Cavaleiros e Amazonas, dia 18 de Dezembro é em comemoração ao dia do cavaleiro e amazona,, com o objetivo de resgatar o título de capital das cavalgadas, a câmara de vereadores aprovou o PL que institui o dia do cavaleiro e da amazona no 3º domingo de dezembro, parte do calendário de comemorações do município.